Exposição “Cuidado! Invasoras Aquáticas” na Ribeira de Sintra

“Cuidado! Invasoras Aquáticas” é mote da exposição no Espaço SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) da Ribeira de Sintra, que continua patente ao público, com uma forte aposta ao nível da educação e sensibilização ambiental.

Desenvolvida pelo Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid, com o apoio da Universidade de Évora, a exposição “Cuidado! Invasoras Aquáticas” uma atividade de divulgação científica do projeto LIFE INVASAQUA, tem como principal objetivo, reduzir o impacto das espécies invasoras dos ecossistemas aquáticos de água doce e em estuários de Portugal e Espanha.

Esta iniciativa europeia visa contribuir para reduzir o impacto das espécies invasoras nos ecossistemas aquáticos de água doce e em estuários de Portugal e Espanha, através de informação, formação e sensibilização, já que estas espécies representam, segundo a União Europeia, uma das principais ameaças à biodiversidade aquática, sendo um perigo para a fauna e flora autóctones da Península Ibérica por serem potencialmente transmissoras de doenças.

Constituída por mais de 50 painéis e um jogo interativo, a exposição vai, assim, sensibilizar o visitante para a importância do combate e controle das espécies invasoras aquáticas, quantificadas em mais de 300 e que anualmente causam prejuízos económicos na ordem dos 12 mil milhões de euros.

A exposição está patente ao público, até 30 de maio, no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra.

Recorde-se que a antiga garagem dos carros elétricos na Ribeira de Sintra, um edifício datado de 1901, passou para a gestão dos SMAS de Sintra em final de 2021 e, desde então, tem recebido um conjunto de exposições de arte ambiental, no âmbito do ciclo urbano da água e resíduos, antecipando a entrada em funcionamento do MAR: um espaço museológico que se pretende afirmar como uma referência nas áreas da educação e sensibilização ambiental e de divulgação científica e tecnológica, sensibilizando a comunidade para os valores da defesa do património ambiental.