ETAR de Almargem do Bispo avança para remodelação

ETAR de Almargem do Bispo

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão avançar com a remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Almargem do Bispo, num investimento estimado em cerca de 640 mil euros, com um prazo de execução de 450 dias.

Para além da beneficiação das instalações da ETAR, a intervenção vai contemplar a implementação de uma etapa de tratamento complementar, permitindo assim a reutilização de água residual tratada, no âmbito do funcionamento da unidade. O auto de consignação da obra foi já celebrado entre os SMAS de Sintra e os responsáveis do empreiteiro.

Com esta obra, para além de melhorar as condições de funcionamento da ETAR (com a melhoria da alimentação elétrica e instalação de sistema de emergência), os SMAS de Sintra dão mais um passo para aumentar os níveis de reutilização de água residual tratada, para lavagem de órgãos da unidade e a desidratação mecânica de lamas, assim como a rega dos respetivos espaços verdes.

Reutilização de água tratada

Os SMAS de Sintra já reutilizam água residual tratada em 10 ETAR (Almoçageme, Cavaleira, Colares, Cortegaça, Janas, Ribeira, Magoito, Montelavar, Negrais e Vila Verde), para utilizações internas, e em cinco destas unidades (Cavaleira, Colares, Cortegaça, Janas, Montelavar) há mesmo uso externo por parte dos serviços dos SMAS de Sintra, como a limpeza e desobstrução de coletores e a lavagem de contentores de recolha de resíduos.

Para além de Almargem do Bispo, a reutilização de água residual tratada vai ser incrementada nas ETAR de Sabugo e de São João das Lampas, conforme já previsto nos projetos de reabilitação destas duas unidades, assim como na Cavaleira, em Algueirão-Mem Martins, que vai ser remodelada num investimento de 1 milhão e 600 mil euros.

Em relação à ETAR da Cavaleira, os SMAS de Sintra pretendem alargar a utilização externa da água residual tratada, viabilizando a rega dos espaços verdes do futuro Hospital de Proximidade de Sintra e do Parque Urbano da Cavaleira.

Recorde-se que os SMAS de Sintra concluíram, recentemente, a construção da ETAR de Cabrela, na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, que representou um investimento de cerca de 660 mil euros e complementa a execução em curso da rede de drenagem de águas residuais de Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela, no valor de 1 milhão e 600 mil euros.