O número de mortos no sismo que abalou a Turquia e a Síria na madrugada de segunda-feira ultrapassou os 20 mil, e as autoridades avisam que o balanço final será ainda mais dramático, à medida que as equipas de busca e salvamento prosseguem os seus trabalhos.

A embaixada da Turquia em Lisboa fez um apelo para a entrega de géneros até ao próximo dia 15 de fevereiro, bens destinados a ajudar as pessoas que foram afetadas pelas consequências do terramoto que assolou o país, deu conta numa publicação no Facebook.

A Paróquia de Pêro Pinheiro, no concelho de Sintra, já se disponibilizou para ajudar e publicou nas redes sociais, “uma lista de produtos que pretendemos recolher, destinado às vítimas do sismo da Turquia”, bens que estão a ser recolhidos até domingo, na Igreja de Pêro Pinheiro.

Caixas de comida não perecíveis (nomeadamente enlatados), tendas, camas, colchões, mantas, sacos-cama, garrafas térmicas e lanternas estão no leque de artigos pedidos pelo referido serviço consular. Entre as principais prioridades encontram-se ainda o leite em pó, produtos de higiene, fraldas e roupa de inverno para adultos e criança – por exemplo, casacos, impermeáveis, botas, camisolas, calças, luvas, cachecóis, chapéus, gorros, meias e roupa interior.

Esses bens serão entregues pela Paróquia de Pêro Pinheiro, na próxima terça-feira, dia 14 de fevereiro à embaixada da Turquia.

Sintra Notícias com Correio de Sintra