Novo recurso de apoio para a saúde mental

O Município de Sintra criou um novo recurso de apoio à saúde mental, como o lançamento da NeuroBox, – a mala de atividades de estimulação global para pessoas com defeito cognitivo ou demência, iniciativa que decorreu no auditório da Casa de Saúde da Idanha, em Belas e que contou com a presença de Eduardo Quinta Nova, vereador da autarquia de Sintra com o pelouro da Inovação e Solidariedade Social.

A NeuroBox é um recurso que, numa lógica de cidadania plena, serve a população com necessidades especiais e que pretende combater as suas dificuldades através de trabalho especializado e da prevenção.

Composta por jogos e estímulos da atividade cerebral, a Neurobox ficará ao dispor de cuidadores formais, apoiando as pessoas com demência e os profissionais envolvidos no processo de acompanhamento e tratamento. 

A Casa de Saúde da Idanha assume o papel de pivot nesta meta e “congratula-se com o resultado final de dispor de uma ferramenta terapêutica ao serviço da estimulação global da pessoa com demência capaz de ser utilizada em diferentes contextos de intervenção e perfis de utilizadores”. 

Este projeto é financiado pelo PORTUGAL2020 e é comparticipado a 50 por cento.