“AL-QABDAQ – Memorial Histórico de Alcabideche” conta a história da freguesia

“AL-QABDAQ – Memorial Histórico de Alcabideche”, é o título do novo livro de João Aníbal Henriques, antigo vereador da Câmara Municipal de Cascais, que conta a longa história da freguesia de Alcabideche, refletindo sobre as suas origens, tradições e simbologia.

Na cerimónia que decorreu no dia 27 de janeiro, na Igreja de São Vicente de Alcabideche, o autor explicou que o livro pretende dar a conhecer a freguesia de uma forma mais profunda, que vai para lá daquilo que é o seu património material.

“Alcabideche existe enquanto coisa concreta, enquanto realidade física. São as casas, são as ruas, são as histórias. Mas depois, há uma ideia de Alcabideche. Uma ideia subtil, extraordinária, que não pode ser partilhada, mas que é vivida e sentida e que é muito difícil de pôr em palavras e foi isso que tentei fazer com este livro”, explicou o professor, João Aníbal Henriques.

“É uma obra muito importante para Alcabideche, que retrata bem as memórias das nossas gentes e da nossa história”, destacou por seu turno José Filipe Ribeiro, presidente da junta de freguesia, considerando que “se há localidades ricas em história, património e cultura, Alcabideche é uma delas e nesse sentido, este livro vem valorizar e dar a conhecer toda essa riqueza que nós temos”.

A cerimónia contou ainda com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, destacando a forma e importância como o autor da obra, eleva a história de Alcabideche, “que nos deliciamos a ouvir. E de alguma forma, conta-as em poesia, ainda que estejam em prosa, e dá-lhes um romantismo que também é importante na vida.”

“AL-QABDAQ – Memorial Histórico de Alcabideche” é o novo livro do professor João Aníbal Henriques, historiador e arqueólogo de formação, que tem desenvolvido atividade como investigador na área do património histórico-cultural, da educação e do turismo em paralelo com atividades empresariais na área do ’touring’ cultural, das relações públicas e comunicação e dos eventos de promoção turística de Portugal.