Há atividades gratuitas para todas as idades, durante o mês de fevereiro, nos Centros Lúdicos do concelho e na Casa da Juventude da Tapada das Mercês.

Estas iniciativas abordam diferentes temas, com programas repletos de momentos didáticos, como oficinas, sessões de partilha, leituras, entre outras, que vão proporcionar a crianças, jovens e famílias momentos de animação e convívio.

A Rede de Equipamentos Lúdicos de Sintra, composta pelo Centro Lúdico das Lopas, Centro Lúdico de Massamá e Centro Lúdico de Rio de Mouro, tem como missão responder de forma eficaz e equitativa às necessidades sentidas pela comunidade nesta área.

Por sua vez, a Casa da Juventude é um espaço da autarquia de Sintra, concebido para conciliar o lazer e a formação, onde é possível aceder gratuitamente à internet e ao serviço de streaming da Netflix.

PROGRAMAÇÃO

CASA DA JUVENTUDE
16 FEV | 19h00 | Apresentação do álbum do grupo NON
“Case of jewels” é o álbum de estreia do grupo NOM, composto pelos artistas Alon Ed e Treze, e o produtor/compositor Sherpherd. As influências de R&B e Hip Hop, assim como a presença do Soul, são bastante evidentes no álbum, num reflexo dos gostos pessoais dos seus autores.
Com sonoridades descontraídas e harmonias cativantes, os NOM procuram estrear-se com um género pouco presente no cenário nacional.

CENTRO LÚDICO DE MASSAMÁ
25 FEV | 14h00 às 20h00 | 10º Aniversário do Centro Lúdico de Massamá
Chegou o dia da grande festa do ano, com a oferta um programa diversificado na área da dança e do conto, e ainda pintura facial, jogos, trampolim, insuflável… a divulgar brevemente. Após os parabéns, o dia será encerrado com um Dj set. Todas as idades. Aberto à comunidade.

COMUNIDADE EDUCATIVA
Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia

Oficina de expressão plástica
Oficina de Expressão Criativa, que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica. Para Jardim de Infância e 1º ciclo.

Hora do Conto
Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração. Histórias disponíveis: “Sara tem um grande coração”, de Peter Carnavas; e “Histórias para espreitar”, baseado na obra “Histórias de Cantar”, de Margarida Fonseca santos. Para Jardim de Infância e 1º ciclo.

CENTRO LÚDICO DAS LOPAS
11 FEV |15h00 | OFICINA DE POSTAIS – OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS
Com o aproximar do Dia dos Namorados, o Centro Lúdico irá assinalar essa data promovendo uma Oficina Criativa de construção de postais com a utilização de diversos materiais e a exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica. Todas as idades. Aberto à comunidade.

18.FEV |15h00
PINTURA FACIAL
O Centro Lúdico irá comemorar o Carnaval com a oferta de uma pintura facial enquadrada na tua imaginação. Todas as idades. Aberto à comunidade.

Sábados | 10h00 às 13h00
CLUBES A.TUA | YOUTH COOP – Equipa do Centro Lúdico Das Lopas

Os Clubes A.Tua decorrem no Centro Lúdico das Lopas e são um espaço de partilha criado para jovens residentes no município de Sintra. Aqui, podes estabelecer objetivos, trabalhar em grupo, participar em atividades e, até mesmo, criar projetos.
Nos Clubes A.Tua os participantes são desafiados a adotar uma postura ativa através de desafios de grupo, atividades ao ar livre, voluntariado, jogos, convívio e muito mais! Entre os 14 e os 18 anos. Aberto à comunidade

COMUNIDADE EDUCATIVA
Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia

Hora do Conto
Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração. História disponível: “As preocupações do Billy” de Anthony Browne. Para Jardim de Infância e 1º ciclo.

CENTRO LÚDICO DE RIO DE MOURO
04 FEV | 11h00
OFICINA CRIATIVA EM FAMÍLIA | Oficina de Artes Plásticas
Oficina de Expressão Criativa, que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica. Maiores de 3 anos.

14.FEV | 15h00
À CONVERSA SOBRE… O NAMORO – Conversas Desconstruídas
Sessão de partilha entre os participantes sobre as relações, reforçando a importância do diálogo aberto. Maiores de 10 anos.

18.FEV | 11h00
OFICINA CRIATIVAS DE MÁSCARAS DE CARNAVAL| OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS
Em vésperas de Carnaval, o centro Lúdico comemora esta data promovendo uma Oficina Criativa de construção de máscaras de carnaval com a utilização de diversos materiais e a exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica. Maiores 3 de anos.

22.FEV | 15h00
“PIPOCAS FLIX” | Exibição de um filme da Netflix
Exibição de um filme da NETFLIX, previamente eleito pelos utilizadores do espaço. Maiores de 12 anos.

25.FEV | 15h00
“ENTRE GERAÇÕES EM FAMÍLIA” – Oficina de Artes Plásticas

O “Entre Gerações” é um projeto integrado nas dinâmicas da Universidade Sénior da Junta Freguesia de Rio de Mouro, que pretende criar contatos e dinâmicas entre crianças/ jovens e seniores.  Oficina de artes plásticas em colaboração com a equipa de animação do Centro Lúdico para as famílias/ comunidade. Maiores 3 de anos.
Inscrição prévia: 21 923 68 70 ou email.

COMUNIDADE EDUCATIVA
Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia

HISTÓRIAS | Hora do Conto
Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração. História disponível: “O Quebra Nozes”. Para Jardim de Infância e 1º ciclo.

“APRENDIZES DE FEITICEIROS” | Jogo de Mímica
Através de uma dramatização, a equipa do centro lúdico vai dinamizar um jogo de mímica onde os participantes são convidados a mimar palavras ou ações de uma forma divertida! Para Jardim de Infância e 1º ciclo.

OFICINA DE EXPRESSÃO PLÁSTICA
Oficina de Expressão Criativa que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica. Para Jardim de Infância e 1º ciclo.