Foi inaugurado em São Pedro de Sintra, na Rua Aviador Carlos Bleck, o ‘Jardim Intergeracional Paula Neves’, uma iniciativa que pretende homenagear a saudosa vereadora na Câmara Municipal de Sintra (1971-2018) e que se realizou, este sábado, 14 de janeiro, data de seu nascimento.

”É um espaço singelo mas que interpreta bem o que a Paula Neves era para todos nós: simples, humilde, generosa e de uma dedicação extrema”, começou por dizer Paulo Parracho, presidente da União das Freguesias de Sintra, destacando também a sua “competência e profissionalismo que deixaram marcas na nossa comunidade”, em particular na área do ambiente.

“Foi uma cidadã exemplar e vereadora a quem o concelho muito ficou a dever e fundamentalmente uma amiga, a quem muitas vezes confiei e por quem tive sempre um apoio leal e permanente”, destacou por seu turno, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, sublinhando a área do ambiente “como a grande preocupação e empenho de Paula Neves. Muito do que hoje temos em Sintra a ela se ficou a dever”.

da esquerda para a direita: José Carlos Domingues (autarca), Basílio Horta (presidente da Câmara de Sintra) e Paulo Parracho (presidente da UF de Sintra)

O novo espaço verde “in memoriam” da autarca, conta com alguns equipamentos para a prática desportiva, um espaço de lazer e descanso e zona ajardinada com a inclusão de espécies autóctones e mediterrânias. “Neste jardim, encontramos também os valores da sustentabilidade ambiental”, lembrou Paulo Parracho, anunciando a colocação de uma coluna de iluminação pública, dotada de um sistema de painel solar integrado, que garante a iluminação daquele local durante todo o período noturno. 

A coluna, representa o trabalho da autarca na área da eficiência energética, enquanto os equipamentos de prática desportiva ao ar livre representam a disponibilidade que teve com a comunidade em encontrar soluções que chegassem a todas as gerações.

A família de Paula Neves esteve presente na cerimónia de inauguração do espaço

Na ocasião, foi destacado pelo presidente da Junta, o trabalho e o  envolvimento do vogal José Carlos Domingues na concretização do projeto, que surgiu no âmbito do Orçamento Participativo (OP) na União das Freguesias. A cerimónia contou com a presença de muitos amigos e familiares de Paula Neves e terminou com uma sentida e justa salva de palmas em homenagem à autarca.

Recorde-se, Paula Neves, antiga presidente da concelhia do PSD e vereadora na Câmara Municipal de Sintra, entre 2013 e 2017, faleceu a 8 de dezembro de 2017, com apenas 45 anos, após doença prolongada. Licenciada em Engenharia Civil, desempenhou funções na área do ambiente.