Carris Metropolitana

Os autocarros amarelos da Carris Metropolitana começam em janeiro a circular na margem norte da Área Metropolitana de Lisboa, depois de as transportadoras responsáveis assegurarem terem os motoristas e as viaturas necessárias.

A região vai passar a disponibilizar, a partir de 1 de janeiro, de uma rede de autocarros de nova geração com mais oferta e melhores ligações, nos concelhos da Amadora, Oeiras, Sintra, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira.

Criada pela empresa pública TML, a Carris Metropolitana é a marca comum para funcionamento das operações de transporte público rodoviário na Área Metropolitana de Lisboa. A marca gere as redes municipais de 15 dos 18 municípios (uma vez que dentro dos concelhos do Barreiro, Cascais e Lisboa mantém-se tudo como está) e a totalidade da operação intermunicipal dos 18 concelhos.

A Carris Metropolitana passa, em 1 de janeiro de 2023, a assegurar o transporte de passageiros dentro de cada um dos concelhos de Amadora, Oeiras, Sintra, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira, todos na margem norte do Tejo, onde deixam de operar as atuais empresas de transporte. Recorde-se, desde 1 de junho a empresa já é responsável pelo transporte de passageiros dentro dos municípios de Almada, Seixal, Sesimbra, Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, na margem sul.

Recorde-se, a operação na margem norte deveria ter sido iniciada em setembro, mas os problemas verificados na margem sul fez com que fosse prorrogada para 1 de janeiro.

Carris Metropolitana lança horários da Margem Norte:

Os novos horários da Carris Metropolitana que vigoram a partir de 1 de janeiro de 2023, na margem norte, já podem ser consultados em carrismetropolitana.pt

A um mês do arranque da operação rodoviária nos municípios das chamadas Área 1: (Amadora, Sintra, Oeiras, Lisboa e Cascais) e Área 2: (Mafra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira)a Carris Metropolitana coloca no seu site a consulta dos horários para que os utilizadores conheçam antecipadamente os horários e as linhas que estarão em serviço já a partir do início do ano.