Debate na Casa Mantero abordou desafios da Paisagem Cultural de Sintra

A propósito do Dia Municipal do Património, comemorado a 6 de dezembro, decorreu esta quarta-feira, na Casa Mantero – Biblioteca Municipal de Sintra, o colóquio “Do Tour ao Turismo: o Paradigma da Paisagem Cultural de Sintra”. O evento, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, reuniu especialistas de diferentes áreas, que abordaram temas ligados à paisagem de Sintra, numa perspetiva de salvaguarda dos seus valores.

Sofia Cruz, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, realizou a sessão de abertura do evento, tendo destacado a importância da paisagem cultural para a sustentabilidade do território. “Esta iniciativa valoriza o debate e o debate fortalece a nossa capacidade coletiva de desenvolver o território de forma sustentável”, defendeu.

A presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra sublinhou, igualmente, a importância de uma colaboração ativa entre todas as entidades com responsabilidade na gestão do território, destacando a importância do Plano de Gestão da Paisagem Cultural de Sintra.

“Este plano define os princípios orientadores das ações para 2021/2026 e prevê a participação da comunidade, com especial enfoque nas partes interessadas que possam ser afetadas pelo plano de gestão ou influenciar o seu sucesso, quer se trate de um individuo ou de uma organização pública ou privada”, lembrou Sofia Cruz.

O Dia Municipal do Património foi estabelecido pela Câmara Municipal de Sintra a 6 de dezembro de 2020, 25 anos depois da elevação de Sintra a Património Mundial, na categoria “Paisagem Cultural”, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, realizada em Berlim.

Sintra foi o primeiro sítio europeu inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural.