Esta quinta-feira, 15 de dezembro, a partir das 9h30, decorre na Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra, a sessão de apresentação de resultados do programa Erasmus + “Entre Mnemosine e Terpsícore – Património e Dança Contemporânea para a promoção do pensamento crítico nos jovens”.
Os dados que serão apresentados demonstram que o programa, em que participaram cem alunos europeus, mudou completamente a perspetiva sobre estes monumentos para cerca de 30% dos alunos, enquanto 40% afirmaram que a sua visão mudou consideravelmente.
Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, abre o evento dedicado ao projeto apoiado pela Comissão Europeia, no âmbito das “Parcerias para Criatividade”, que visou a promoção de competências de pensamento crítico e o estímulo da criatividade dos alunos do ensino secundário, dos 14 aos 18 anos, a partir de visitas a Palácios Nacionais, que tiveram a dança contemporânea como ferramenta de mediação.
A parceria, iniciada em 2021, envolveu instituições de três países europeus: o Palácio Nacional de Sintra; o Palácio-Museu Wilanow, em Varsóvia, na Polónia; o Agrupamento de Escolas Monte da Lua, de Sintra; o LXXXVI Liceum Ogólnokształcące im. Batalionu “Zośka”, de Varsóvia; a associação de dança contemporânea Meet Share Dance, sediada em Madrid, Espanha; e a empresa portuguesa byAR, especialista no desenvolvimento de aplicações e de soluções baseadas na realidade aumentada imersiva.
O trabalho conjunto destas seis instituições, que contaram com financiamento europeu de cerca de 300 mil euros, permitiu que um total de cem alunos beneficiassem deste projeto, do qual resultaram oito workshops de dança contemporânea; duas performances finais de dança site specific; duas ações de intercâmbio de alunos; e duas ações de intercâmbio de profissionais dos palácios participantes no programa.
Nova aplicação digital com realidade aumentada
Prevê-se que o projeto esteja concluído em fevereiro do próximo ano, com a disponibilização de dois novos guias de visita destinados a jovens, um para cada Palácio participante, e de uma nova aplicação digital com realidade aumentada, que visa estimular o pensamento crítico em modo de jogo a partir das mesmas temáticas exploradas nos workshops de dança, com a finalidade de estabelecer pontes entre o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio-Museu Wilanow.
O evento contará com as intervenções de representantes da maior parte dos parceiros envolvidos e com os testemunhos de alguns alunos do Agrupamento de Escolas Monte da Lua que participaram no projeto.
Inquéritos realizados junto dos jovens envolvidos no programa evidenciaram resultados bastante satisfatórios, nomeadamente; no que se refere ao interesse na história dos palácios, que para cerca 40% dos participantes aumentou consideravelmente; e no que toca à sua perspetiva sobre estes monumentos, que mudou completamente para cerca de 30% dos alunos, enquanto 40% afirmaram que a sua visão mudou consideravelmente.
Para as 11h30, está agendada a apresentação do Programa Descola, iniciativa da Direção de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC que também alia escolas, património e artes.
Da parte da tarde, às 14h30, realiza-se uma visita guiada técnica à nova museografia do Palácio Nacional de Sintra, à qual se seguirá o espaço de debate que encerrará o evento.
Imagem: Luis