A chuva intensa que tem caído está a provocar inundações em vários pontos da Área Metropolitana de Lisboa e os concelhos de Sintra e Oeiras são, nesta altura, os mais afetados.

Na Praceta José Régio, em Massamá, a chuva já provocou grandes inundações e há garagens em que o nível da água já chegou a meio das paredes. 

Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC) contabilizou mais de 30 ocorrências relacionadas com a chuva intensa, sobretudo na Grande Lisboa. Pelas 23h00, havia mais de 100 alertas ainda por dar resposta e 50 despachos em mão. A grande maioria dos casos são inundações da via pública, assim como algumas ocorrências provocadas pela trovoada.

Até agora, não há vítimas ou danos estruturais a registar. Os principais problemas são mesmo as perturbações na via pública e na circulação automóvel.

Fonte da ANEPC a instabilidade meteorológica situa-se sobretudo na zona Sudoeste de Lisboa, com tendência para se deslocar para a Península de Setúbal, não sendo de excluir que a situação possa agravar-se nas próximas horas.

Recorde-se, esta quarta-feira, a Proteção Civil reforçou os avisos à população por causa da chuva intensa, vento forte e agitação marítima que se deverá manter até sexta-feira à noite, em todo o país, mas, com particular incidência no centro e sul.

[em atualização, 22h50]