Concelhia do PSD Sintra homenageou Francisco Sá Carneiro

Homenagem a Francisco Sá Carneiro, em Sintra

Uma vez mais a concelhia de Sintra do PSD, assinalou os 41 anos da trágica morte de Francisco Sá Carneiro, no passado dia 4 de dezembro, iniciativa que pretendeu homenagear, evocar e retratar o fundador do PSD.

A evento decorreu na Praça Francisco Sá Carneiro, em Sintra, frente ao Centro Cultural Olga Cadaval, com a deposição de um ramo de flores.

“A dimensão de Francisco Sá Carneiro ultrapassa em muito o PSD. Nesse sentido, convidámos o comandante honorário dos Bombeiros de Sintra, Luís Violante, para depositar as flores com o Presidente da Concelhia do PSD Sintra, junto à estátua que nos recorda a figura ímpar de Sá Carneiro. Neste caso, um independente que quis prestar homenagem ao estadista e ao homem que marca a democracia portuguesa do pós 25 Abril“, pode ler-se na página de Facebook, da concelhia do PSD, Sintra.

Busto de Francisco Sá Carneiro, em Sintra

Recorde-se, a 4 de dezembro de 1980, Francisco Sá Carneiro, então primeiro-ministro, e Adelino Amaro da Costa, ministro da Defesa, morreram na queda do avião Cessna 421 quando partiram de Lisboa para um comício de campanha no Porto, assim como a tripulação e restante comitiva: Snu Abecassis, Manuela Amaro da Costa, António Patrício Gouveia, Jorge Albuquerque e Alfredo de Sousa.

Os motivos da queda do Cessna nunca foram esclarecidos. A Justiça aponta num sentido, os inquéritos parlamentares noutro. Ganhou força a tese de atentado, nunca tendo sido incriminados os suspeitos da alegada sabotagem da aeronave. E, 41 anos depois, a dúvida persiste: acidente ou atentado?