Jardim de Monserrate, em Sintra | Foto: Sintra Notícias - arquivo

O Dia Municipal do Património vai ser assinalado na Biblioteca Municipal de Sintra, no dia 14 de dezembro, a partir das 10h00, com a realização do colóquio “Do Tour ao Turismo: o Paradigma da Paisagem Cultural de Sintra”. O programa propõe uma viagem desde a sua classificação como Paisagem Cultural, em 1995, até à atualidade.

Ao longo do dia serão abordados temas ligados à paisagem de Sintra, os seus parques botânicos, monumentos, Centro Histórico e ecossistemas, numa perspetiva de salvaguarda dos seus valores. Simultaneamente, será ainda realizada uma reflexão sobre as principais ameaças, designadamente a excessiva ocupação dos seus espaços, resultante do turismo de massas e o seu impacto nas vivências humanas, no seu património histórico, artístico e natural, apontando soluções para a preservação deste património excecional.

Recorde-se, o Dia Municipal do Património foi estabelecido pela Câmara de Sintra a 6 de dezembro de 2020, 25 anos depois da elevação de Sintra a Património Mundial, na categoria “Paisagem Cultural”, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, realizada em Berlim.