RJ anima atribui anualmente o troféu ALVA – Cidadania & Louvor 2022, a instituições publicas e personalidades, que de alguma forma se tenham notabilizado e tenham dado o seu contributo “pela dedicação com afeto, contribuição voluntária e altruísta”.

Este ano, no seguimento de uma proposta da direção na reunião ATA n° 7/22, aprovada no 2° Assembleia Geral de 2022, 1° Sessão Extraordinária, realizada, no dia 27 de novembro, na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, a RJ Anima decidiu atribuir a distinção a João Paulo Brito, ator e encenador do Teatro Contemporâneo Africano, notabilizando-se como encenador e co-criador da peça teatral “NAVÊGÁ” no âmbito do  projeto de  Interculturalidade Teatro RJ Anima, Guindá, que se estreou em março último, no auditório municipal António Silva, no Cacém, sempre com lotação esgotada, reunindo a “comunidade da diversidade cultural, sobretudo dos imigrantes”, refere Adriano Reis, presidente da RJ Anima.

João Paulo Brito, ator e encenador do Teatro Contemporâneo Africano, é um dos distinguidos com troféu ‘ALVA – Cidadania & Louvor’ | Foto: João Vasco

O Troféu ALVA – Cidadania & Louvor 2022, concebido pela Vidrarte no Cacém, vai distinguir ainda o professor Luís Henriques, diretor do Agrupamento de Escolas Matias Aires, em Agualva e a jornalista Cristina Duarte, do jornal Correio de Sintra, “parceiros de sempre” nos últimos seis anos.

Questionado sobre as atividades desenvolvidas pela RJ Anima, “o  balanço não podia ser mais positivo, já que o nosso programa ultrapassou todas as nossas expectativas, com uma abrangência muito grande de todas as atividades”, refere Adriano Reis, dando o exemplo dos 35 Contadores de Histórias de diversas origens.

“Valorizaram a língua portuguesa, os costumes, as tradições e as vivências orais lusófonas” mas também de outros países, como o Paquistão e a Ucrânia. “Só a Escola Marias Aires há alunos de 40 nacionalidades e esta enorme diversidade cultural em Agualva-Cacém é importante valorizar e sublinhar”, refere Adriano Reis, em jeito de balanço.

A cerimónia de atribuição do Troféu ALVA – Cidadania & Louvor 2022,  terá lugar no dia 21 de dezembro, dia em que se assinala o 7º aniversário da RJ Anima, em local ainda a designar.