EB1 da Rinchoa

“Aprender a Separar” e “Economia Circular” são atividades de educação e sensibilização ambiental que os SMAS de Sintra promoverem, recentemente, ao Jardim de Infância (JI) da Terrugem, ao JI/EB1 de Bolembre (São João das Lampas) e ao JI da EB1 n.º 2 da Rinchoa.

Pretende-se com a iniciativa, dinamizar e sensibilizar os mais pequenos para as vantagens da correta separação de resíduos e a importância da reciclagem, aliando a vertente lúdica à mensagem ambiental. 

No JI da Terrugem, cerca de 25 crianças foram sensibilizadas, em primeiro lugar, para a importância de aprenderem a separar os resíduos, assim como para os problemas decorrentes do descarte ilegal de resíduos na via pública.

Num segundo momento, deram largas à imaginação e colocaram em prática o conceito de Economia Circular, dando uma nova vida a tampas de embalagens de plástico para reutilização no tradicional “Jogo do Galo”, passando a mensagem que é possível criar novos produtos a partir de materiais em fim de vida e, assim, contribuir para a redução do consumo de matérias-primas e um ambiente mais sustentável. 

No JI em Bolembre, para um universo de 30 crianças, o objetivo foi o de consolidar os conhecimentos no domínio da reciclagem. Na Rinchoa, também para cerca de 30 crianças entre os 4 e os 6 anos, a aposta é começar “a consciencializar as crianças para hábitos mais sustentáveis e também para que a ‘mensagem’ chegue, através deles, às respetivas famílias”.

Os SMAS de Sintra vão voltar a marcar presença no Reino de Natal, que este ano decorre entre 1 de dezembro e 6 de janeiro. “Tornar a economia circular, vamos reutilizar”, “Preservação do recurso água” e “SMAS e o Ambiente” são algumas das atividades a proporcionar aos inúmeros visitantes que vão demandar o Parque da Liberdade, numa iniciativa em que os SMAS de Sintra aliam a comemoração da quadra natalícia com a dinamização de atividades de cariz ambiental.