O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, também conhecido como Amadora-Sintra, está a registar uma “elevada afluência” no serviço de urgência geral. “Cerca de 60% dos doentes são considerados pouco urgentes (verde) ou não urgentes (azuis)”, refere o hospital.

Em nota enviada à imprensa, indica que estão atualmente “mais de 110 doentes em sala de observação”, número que ultrapassa “em larga medida” a capacidade de internamento nas urgências.

“Ao nível do internamento existem mais de 50 utentes a aguardar disponibilização de vagas por parte da Segurança Social”, acrescenta o hospital.

Segundo o portal de dados, o Amadora Sintra registava, pelas 15h00, tempos de espera de quase duas horas para doentes considerados urgentes, quando o tempo médio deveria ser apenas uma hora.

O tempo médio de espera para pulseira laranja (muito urgente) é de uma hora, quando o tempo recomendado é de 10 minutos.

No Hospital São José, o tempo médio de espera para doentes urgentes (pulseira amarela) é de duas horas, enquanto no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, a espera para doentes com pulseira amarela está dentro do recomendado.

Segundo dados do Portal do Serviço Nacional do SNS, pelas 12h00 encontravam-se 32 doentes com pulseira amarela (urgente) em urgência central no Hospital Santa Maria, com um tempo médio de espera de 14 horas e 13 minutos, sendo o tempo recomendado 60 minutos.

Pelas 15h00, o tempo médio de espera tinha baixado para as três horas e 19 minutos.