Hospital CUF Sintra incentiva diagnóstico precoce do cancro da próstata 

Augusto Pepe Cardoso

Aliado ao movimento “Movember – novembro azul”, que fomenta a consciencialização para doenças típicas do sexo masculino, o serviço de Urologia do Hospital CUF Sintra promove, durante este mês, ações de sensibilização que focam o cancro da próstata, que prevê a partilha de informação sobre os fatores de risco, os sinais e os sintomas associados a esta patologia, com o objetivo de incentivar a sua prevenção e diagnóstico precoce.

O cancro da próstata é o cancro mais frequente nos homens e o seu despiste deve ser iniciado a partir dos 45/50 anos. “O sucesso no tratamento deste tipo de tumor é a vigilância atenta e precoce. 

Quanto mais tarde a doença for descoberta, mais difícil tende a ser o tratamento e maior o impacto no dia a dia do doente” alerta Augusto Pepe Cardoso, Coordenador de Urologia do Hospital CUF Sintra. Por ser uma doença de evolução lenta e, regra geral, assintomática, importa conhecer e estar atento aos sinais de alerta, como: urinar sangue; perda de força no jacto urinário, urinar em pequenas quantidades; urinar com frequência, em especial no período nocturno. O urologista da CUF acautela: “se apresentar algum destes sinais ou perante resultados de exames onde o valor do PSA – Antigénio Específico da Próstata, está elevado, é necessário avaliação por um especialista”.

O médico da CUF recomenda, também, “quem tem mais de 45/50 anos ou histórico de casos de cancro da próstata na família deve falar com o seu médico assistente ou urologista. Mesmo quando não existem sintomas evidentes, não deve ser descurado por partes dos homens a vigilância da saúde, através de consultas de rotina”.

À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se o aumento da incidência e da mortalidade por cancro da próstata, este contexto reforça a importância de movimentos com o “Movember – novembro azul” ao qual o Hospital CUF Sintra se associa, incentivando a vigilância e diagnóstico precoce para redução da mortalidade com a manutenção de qualidade de vida.

Dr. Augusto Pepe Cardoso,
Coordenador de Urologia do Hospital CUF Sintra.

Sintra Notícias com Jornal Correio de Sintra
Fotografia: CUF Sintra