Espaço SMAS Sintra-Museu da Água e Resíduos (MAR) foi distinguido com o estatuto de Green Destinations

O Espaço SMAS Sintra-Museu da Água e Resíduos (MAR) foi distinguido com o estatuto de Green Destinations, um galardão que reconhece as boas práticas de sustentabilidade.

A distinção atribuída ao MAR, atualmente ainda sob denominação “Espaço SMAS da Ribeira de Sintra”, foi decisiva para Sintra integrar a lista Top 100 Stories que elege os destinos que promovem a sustentabilidade e o turismo de qualidade através de diferentes programas.

Este ano o reconhecimento foi conquistado pelo arquipélago dos Açores, o geoparque de Arouca, as regiões do Alto Minho e do Oeste e os municípios de Águeda e Cascais. O MAR, em processo de criação pelos SMAS de Sintra (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra) e que será uma realidade em 2023, está já a desenvolver um conjunto de projetos que foram reconhecidos pela Fundação Green Destinations.

Museu da Água e Resíduos

Apostando numa programação diversificada, o futuro Museu da Água e Resíduos pretende assumir-se como uma referência nas áreas da sensibilização, educação ambiental e divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos, tendo como missão a consciencialização da comunidade para a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis e a necessidade de preservação dos valores naturais.

Entre os projetos em curso, para além de eficiência energética através da utilização de lâmpadas LED, está a reutilização de água não tratada e não controlada (de um tanque e de uma mina) em instalações sanitárias e na manutenção de espaços verdes, assim como em módulos de água à disposição dos visitantes, aos quais é proporcionado, ainda, o contacto com um charco, um ecossistema com reduzida intervenção humana e que acolhe variada biodiversidade.

O futuro Museu da Água e Resíduos pretende assumir-se como uma referência nas áreas da sensibilização, educação ambiental

Green Destinations Top 100 Stories

Recorde-se, a atribuição das distinções Green Destinations Top 100 Stories pretende reconhecer e dar visibilidade a destinos que promovem a sustentabilidade, sendo que as boas práticas selecionadas serão agora partilhadas com gestores turísticos, operadores de tours e turistas.

Em Portugal, a distinção da Green Destinations foi novamente atribuída, à semelhança de 2021, a Sintra, às regiões do Alto Minho, ao geoparque de Arouca, ao arquipélago dos Açores e aos concelhos de Cascais e a Águeda. Em relação a 2021, além da presença da região do Oeste, ficaram de fora a Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, a Nazaré e o Dark Sky Alqueva.