Divino Sospiro

A edição de 2022 da Temporada de Música da Parques de Sintra chega ao fim nos próximos dias 4 e 5 de novembro. O Palácio Nacional de Queluz é o cenário escolhido para os dois concertos de encerramento do ciclo que, neste outono, voltou a trazer a música aos serões dos palácios nacionais de Sintra, relembrando as suas vivências passadas.

A 4 de novembro, às 21h00, pela mão de Stefania Neonato, volta a ecoar na Sala da Música do Palácio Nacional de Queluz o som inconfundível do raro pianoforte histórico Clementi do século XVIII, elemento central deste espaço.

Neste regresso a Queluz, a artista apresenta o programa “Pianistas itinerantes e a criação da Europa”, que integra peças de João Domingos Bomtempo, Ludwig van Beethoven e Munzio Clementi, construtor do instrumento que estará em evidência neste serão.

No dia 5 de novembro, igualmente às 21h00, na Sala do Trono, cabe à Orquestra Divino Sospiro e ao Nova Era Vocal Ensemble encerrar a Temporada de Música, com o concerto “Sacro Vivaldi – a música sacra do padre ruivo”. As composições de Antonio Vivaldi para instrumentos, concertos para violino ou para cordas ou outros instrumentos, têm sido amplamente divulgadas.

O mesmo não se passa com a música sacra sublime e opulenta que compôs e que poucos conhecem. Os apreciadores da obra do célebre compositor de “As Quatro Estações” têm neste concerto uma oportunidade rara de tomar contacto com uma faceta menos conhecida do seu trabalho.

A Temporada de Música da Parques de Sintra, que percorre os Palácios Nacionais da Pena, de Sintra e de Queluz até 5 de novembro, é organizada conjuntamente com a Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal, sob a direção artística de Massimo Mazzeo.

Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteira online da Parques de Sintra ou nas bilheteiras físicas dos espaços administrados pela empresa.

Programa:

4 novembro 2022 | 21:00 | Palácio Nacional de Queluz | Sala da Música
STEFANIA NEONATO
“Pianistas itinerantes e a criação da Europa”

5 novembro 2022 | 21:00 | Palácio Nacional de Queluz | Sala do Trono
ORQUESTRA DIVINO SOSPIRO E NOVA ERA VOCAL ENSEMBRE
“Sacro Vivaldi – a música sacra do padre ruivo

Preçário:

– Bilhete 1 concerto: 15€
– Bilhete de ciclo (8 concertos): 108€

Masterclasse:
– requer inscrição e pagamento prévios.
Bilhetes à venda online em www.parquesdesintra.pt e nas bilheteiras físicas da Parques de Sintra.