A União Recreativa e Desportiva de Fontanelas e Gouveia (URDFG), os produtores locais e a Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S), promovem o IX Festival da Maçã Reineta, que terá lugar este fim-de-semana, respetivamente, nos dias 29 e 30 de outubro e 01 de novembro.

O certame decorre numa tenda montada para o efeito no recinto da URDFG, em Fontanelas, entre as 10h00 e as 20h00 horas, e reunirá mais de duas dezenas de agricultores, produtores e fabricantes de doces, compotas, licores e outros artigos gastronómicos à base de maçã reineta. 

Haverá também bancas de artesanato, o III Concurso Gastronómico de produtos transformados à base de maçã reineta, um “show cooking”, um desfile de fanfarras pelas ruas de Fontanelas, diversões para crianças e animação cultural. 

No âmbito do Festival da Maçã Reineta, restaurantes, cafés e pastelarias do concelho de Sintra participam na iniciativa apoiada pelas associações para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S) e Empresarial de Sintra (AESintra). 

A Semana da Maçã Reineta visa promover junto dos sintrenses o consumo deste fruto de características únicas, típico da região, e com grandes propriedades para a saúde.

A sessão oficial de abertura Festival da Maçã Reineta, tem como principal entidade organizadora, a União Recreativa e Desportiva de Fontanelas e Gouveia, uma coletividade sem fins lucrativos, com 80 anos de existência e mais de 800 associados. A Inauguração do evento, está marcada para as 11h00 deste sábado.

Imagem de destaque: DR A2S