O espetáculo de teatro sobre saúde mental protagonizado por atrizes não-profissionais, Mentes que Sentem”, regressa aos palcos nos próximos dias 22 de outubro, às 17h00, no Teatro Municipal Joaquim Benite, e 5 de novembro, às 16h00, na Casa da Juventude da Tapada das Mercês.

“Mentes que Sentem”, reforça a necessidade cada vez mais evidente de se falar, debater e procurar compreender a saúde mental, através da apresentação das vivências em primeira pessoa de 16 mulheres, que partilham os seus relatos de resiliência e superação.

“Mentes que Sentem” é o resultado de uma partilha verdadeira entre mulheres. Cada uma, por intermédio da sua experiência, traz a público uma perspetiva real e distinta daquilo que é a saúde mental, reforçando a urgência do tema, para que seja cada vez mais valorizada e abordada com respeito e dignidade. A coragem das suas histórias leva o público a mergulhar nas questões de saúde mental, olhando-as sem preconceito ou mitos associados”, ressalva Susana C. Gaspar, responsável artística do projeto e encenadora do espetáculo.

Promovido pelo Chão de Oliva – Companhia de Teatro de Sintra, este espetáculo faz parte do projeto SenteMente, que procura sensibilizar para a doença mental ao dar voz às histórias e experiências pessoais de um grupo de mulheres e atrizes não-profissionais, para reduzir o estigma sobre transtornos mentais, como a depressão.

Além do espetáculo, está em curso a produção de um filme documental sobre o processo criativo, será publicado um livro com uma coletânea de alguns exercícios praticados e testemunhos e, ainda, promovida uma conferência sobre o projeto com o tema da arte e saúde mental.

Este projeto é financiado e apoiado no âmbito da iniciativa PARTIS & Art For Change da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa”, juntando parceiros como a Fundação Aga Khan, a associação Jangada d’ Emoções, a Câmara Municipal de Sintra, Santa Casa da Misericórdia de Sintra, Escola Superior de Educação de Lisboa, entre outros.

Os bilhetes são gratuitos, mas é necessária reserva através do envio de email para tpestana@cma.m-almada.pt (referentes à sessão de 22 de outubro) e do contacto para 21 923 37 19 (referentes à sessão de 5 de novembro).