Etar da Cavaleira, na Freguesia de Algueirão Mem Martins

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, aprovou em reunião de executivo, a abertura dos concursos públicos para as empreitadas de ampliação e remodelação das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Cavaleira (Algueirão) e Azóia (Colares) pelo valor de 2,8 milhões de euros. “As duas estações vão ter equipamentos mais modernos, com o objetivo de otimizar a eficiência como complemento do tratamento biológico“, explica o município.

Segundo a autarquia, a intervenção na ETAR da Cavaleira, na freguesia de Algueirão, Mem Martins, representa uma investimento de 1,7 milhões de euros, enquanto a empreitada para a ampliação e remodelação da ETAR da Azóia, na freguesia de Colares, vai custar 1,1 milhão de euros.

Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “estas são intervenções muito importantes, pois dão resposta às necessidades da população local e, em particular, no caso da ETAR da Cavaleira, ao futuro Hospital de Proximidade de Sintra”, sublinhando que este “conjunto de investimentos de renovação das infraestruturas mais antigas, ao nível do abastecimento de água e do saneamento” que os Serviços Municipalizados de Sintra (SMAS) estão a desenvolver.

SMAS de Sintra vão proceder à ampliação e remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Azóia

Recorde-se, a ETAR da Cavaleira, que entrou em funcionamento em 2000 e abrange uma população de nove mil habitantes, vai ser objeto de reabilitação para “prolongar o tempo de vida útil e dotar a infraestrutura de soluções que lhe permitam responder às atuais necessidades”, explica o município em comunicado.

Já a obra de ampliação e remodelação da ETAR da Azóia também visa prolongar a longevidade desta estação, em funcionamento desde 1994 e que serve cerca de 500 habitantes. A intervenção vai ainda reforçar “a eficiência ambiental e energética”, além de “dotar esta estação com um sistema fiável de medição de caudais que é largamente ultrapassado nas atuais condições de afluência” adianta a autarquia.