Paula Gaspar numa das salas do Bloco Operatório do Hospital CUF Sintra

O Hospital CUF Sintra, dotado da mais moderna tecnologia de diagnóstico e tratamento, aliada a elevados níveis de conforto e qualidade de serviço, tem capacidade para receber e tratar casos cirúrgicos complexos. Quem o diz é Paula Gaspar, Coordenadora de Cirurgia Geral do Hospital CUF Sintra, em entrevista ao Correio de Sintra e ao Sintra Notícias.

Com uma aposta clara no acompanhamento multidisciplinar, do qual fazem parte cirurgiões gerais experientes em várias áreas, o hospital dispõe de Bloco Operatório, Unidade de Cuidados Intermédios Pós Cirúrgicos e Internamento, respondendo de forma especializada, rápida e articulada às necessidades de cada doente.

Quais as patologias mais comuns tratadas pela equipa de Cirurgia Geral do Hospital CUF Sintra?

Desde hérnias da parede abdominal, a doenças da vesícula biliar, até ao tratamento do cancro colorretal, são várias as patologias às quais a equipa de Cirurgia Geral do Hospital CUF Sintra está preparada para responder. Por vezes são cirurgias programadas, outras vezes, quando um doente procura o nosso serviço de Atendimento Permanente, perante uma situação inesperada de saúde, são realizadas de urgência.

Hoje em dia, as técnicas cirúrgicas são cada vez menos invasivas, com claras vantagens para o doente. Quais os benefícios que destaca?

A sofisticação das cirurgias é cada vez maior, permitindo uma melhor e mais rápida recuperação dos doentes. Cada vez mais, as intervenções cirúrgicas são realizadas por técnicas minimamente invasivas – exemplo disso é a cirurgia laparoscópica e por laser que realizamos no Hospital CUF Sintra, com vantagens que vão desde a redução da dor após a cirurgia, a internamentos de menor duração e com regresso mais precoce à atividade profissional ou desportiva. Destaco, também, os resultados estéticos que são mais apelativos.

Cirurgiã Geral no recobro pós operatório do Hospital CUF Sintra

Que relevância tem para o doente que precisa de uma cirurgia o acompanhamento multidisciplinar, como acontece no Hospital CUF Sintra? Como funciona esta abordagem?

A multidisciplinaridade permite que as pessoas tenham acesso a um diagnóstico atempado e preciso das patologias do foro cirúrgico, contribuindo para isso a disponibilidade permanente do hospital para a realização de exames e análises clínicas. Por sua vez, o Bloco Operatório e o Internamento asseguram a continuidade desta abordagem, garantindo que o tratamento é realizado com a máxima segurança. Esta articulação ágil entre todos os serviços e especialidades garante uma resposta com elevado grau de qualidade, atendendo às necessidades de cada doente e garantindo uma personalização da abordagem cirúrgica.

Olhando, por exemplo, para a patologia oncológica com maior incidência em Portugal em 2020, o cancro colo-rectal, este necessita de ser diagnosticado tão atempadamente quanto possível, pois quanto mais precoce o diagnóstico, em fase de lesão pré-maligna ou em fase que permita a cirurgia, maior a possibilidade de sucesso terapêutico. Por isso, o serviço de Gastrenterologia do hospital assegura, com uma resposta célere, consultas e exames de colonoscopia, que podem ser efetuadas com sedação. De forma rápida definimos o diagnóstico e o tratamento, e se necessário agendamos a cirurgia.

Se o doente precisar de quimioterapia também a pode realizar no Hospital de Dia que acabou de ser inaugurado. Todas estas condições – bloco operatório; internamento, consultas, exames – são uma mais valia para a população de Sintra, e dos concelhos limítrofes, que pode ser tratada neste hospital ao invés de se deslocar para fora da área de residência.

De que forma o Hospital  CUF Sintra garante qualidade clínica e segurança nos cuidados ao doente?

É a experiência e diferenciação dos profissionais de saúde, aliada aos meios físicos e técnicos que o Hospital CUF Sintra dispõe, que garante a capacidade de tratar com segurança e qualidade clínica. Em cada procedimento cirúrgico é assegurado o cumprimento de regras internacionais de cirurgia segura e, após a cirurgia, é feita a monitorização contínua de cada doente no Internamento. Para pessoas que necessitem de cuidados mais diferenciados é feito o seguimento na Unidade de Cuidados Intermédios Pós Cirúrgicos com a permanência de uma equipa de profissionais de saúde especializados.

Acordos com principais seguros e subsistemas de saúde

O Hospital CUF Sintra dispõe de acordos com os principais seguros e subsistemas de saúde, incluindo a ADSE , para consultas, exames e cirurgias. Os doentes podem, também, ser operados no Hospital CUF Sintra utilizando o vale-cirurgia (SIGIC) atribuído pelos hospitais públicos, que faz parte do programa especial de combate às listas de espera para cirurgia.

Serviços clínicos disponíveis

  • Serviço de Atendimento Permanente de Adultos e Pediátrico
  • Consultas de especialidade médicas e cirúrgicas
  • Bloco Operatório
  • 56 camas de Internamento
  • Unidade de Cuidados Intermédios
  • Exames complementares de diagnóstico  e exames especiais de Gastrenterologia
  • Atendimento de enfermagem
  • Hospital de Dia