Paulo Branco, na apresentação do Festival

Um espetáculo de palco de John Malkovich, a antestreia de “Crimes do Futuro”, com David Cronenberg, e a presença da ativista norte-americana Angela Davis deverão marcar, em novembro, o 16.º Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), hoje apresentado.

Numa sessão que decorreu hoje no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, o produtor e diretor do festival, Paulo Branco, revelou que o realizador canadiano estará na abertura do LEFFEST, a 10 de novembro, para apresentar, em antestreia, o filme “Crimes do Futuro”.

O diretor do festival e produtor de cinema Paulo Branco revela quem são as estrelas internacionais que passaram por Sintra e Lisboa. Além de Malkovich, também Michael Fassbender e David Cronenberg vão estar em Portugal.

O organizador do festival dá o exemplo da realizadora Laura Poitras que iniciou em Lisboa o documentário que a fez ganhar o Leão de Ouro em Veneza. O contato com a ativista e fotógrafa Nan Goldin foi fundamental.

Algumas das estrelas do festival irão este ano, pela primeira vez, participar no ciclo “Romper as Grades” que vai levar o cinema às prisões de Tires e Linhó. Serão também exibidos durante o festival filmes sobre a temática das prisões.

Noutros destaques do LEFFEST, que acontecerá repartido pelo cinema Nimas e Teatro Tivoli, em Lisboa, e pelo Centro Cultural Olga Cadaval e MU.SA – Museu das Artes, em Sintra, o ator e produtor norte-americano John Malkovich apresentará o espetáculo “The Infamous Ramirez Hoffman”, a partir de textos do escritor Roberto Bolaño, e haverá atuações de Dino D’Santiago e do saxofonista Archie Shepp.

Entre os convidados anunciados, com Paulo Branco a sublinhar que estarão disponíveis para sessões de contacto com o público, estão os realizadores Abel Ferrara, Aleksandr Sokurov, Cristi Puiu, Darezhan Omirbayev, Stephen Frears e Jerzy Skolimowski, a produtora Ewa Piakowska e os atores Alicia Vikander e Michael Fassbender.

Da programação, disponível na página oficial do festival, fazem parte ainda os filmes “Armageddon Time”, de James Gray, “White Noise”, de Noah Baumbach, “Decision to leave”, de Park Chan Wook, “Master Gardener”, de Paul Schrader, e “Nostalgia”, de Mario Martone.

“Nação Valente”, de Carlos Conceição, e “Vadio”, primeira longa-metragem de Simão Cayatte, também serão mostrados no festival.

O júri do festival é presidido este ano pelo cineasta Olivier Assayas, contando ainda com Julie Dash, “cineasta do movimento L.A. Rebellion”, o arquiteto francês Rudy Ricciotti e a atriz Joana Ribeiro.

Entre as retrospetivas, será dada especial atenção a todo o cinema do realizador português Sérgio Tréfaut, de quem será ainda exibido o mais recente filme, “A Noiva”, e à carreira do ator canadiano Jim Carrey.

No MU.SA — Museu das Artes de Sintra estarão patentes as exposições “L.A. Rebellion — Uma Viagem com Ben Caldwell Através da História e do Legado do Movimento” e “Arte Entre Ruínas: Sublimação Artística na Faixa de Gaza”, da pintora Malak Mattar.

O evento decorre de 10 de novembro a 20 de novembro em salas como o Cinema Nimas e o Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa e no centro Olga Cadaval e no Museu de Artes de Sintra. O programa pode ser consultado aqui.