IRONMAN regressa a Cascais com passagem por Sintra, Oeiras e Lisboa

A 15 de outubro, a Vila vai receber a grande festa do Triatlo e logo em dose dupla: a 2.ª edição do ‘full’ IRONMAN e a 5.ª edição do IRONMAN 70.3.

Desde 2017, a primeira vez que Portugal recebeu o IRONMAN, em Cascais, que o evento tem crescido. Já em 2021, acrescentou-se o ‘full’ IRONMAN (prova principal) ao IRONMAN 70.3, um passo histórico para o País.

“Este é um dos maiores eventos do mundo, dos mais participados e desejados pelos atletas, facto que se pode verificar pelo constante crescimento do número de participantes. Este ano há um novo recorde: 4600 inscritos”, afirma Jorge Pereira, embaixador do IRONMAN Portugal, referindo que 20% dos atletas são mulheres, tornando esta prova numa das mais concorridas a nível mundial no género feminino.

Perante o sucesso, a organização decidiu ultrapassar as fronteiras do concelho e, agora, o evento, que começa e termina em Cascais, também vai passar por Sintra, Oeiras e Lisboa. No caso do ‘full’ IRONMAN, os 226 quilómetros vão abranger duas voltas por esses municípios, e no IRONMAN 70.3, os 113 quilómetros completam-se com uma volta.

As duas provas vão acontecer simultâneo num mesmo dia, de forma a minimizar os constrangimentos na mobilidade dos concelhos envolvidos, representando um impacto económico previsto de 20 milhões de euros. Além dos milhares de atletas, estima-se que o evento atraia entre 12 a 15 mil acompanhantes.

“Esperamos 20 mil pessoas a assistir à partida. Este ano a Marina de Cascais será ponto central do segmento de corrida, o público perto dos atletas a apoiar, o que muito os motivará a bater os tempos do ano passado”, sublinha Jorge Pereira, embaixador do IRONMAN Portugal.