Colares integra um grupo de 14 localidades de Portugal, para assistir aquele que é o maior evento astronómico de observação do país.

‘Não Há Só Estrelas No Céu’, vai realiza-se de 1 a 3 de outubro, em simultâneo em Guimarães, Aveiro, Coimbra, Coruche, Espinho, Faro, Funchal, Ilha de São Miguel, Moimenta da Beira, Monsaraz, São Gião, Sintra (Colares), Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia).

O Grupo de Astronomia Amadora de Colares (O.Colares), foi convidado de novo a coorganizar , juntamente com mais 13 grupos de astronomia nacionais, o evento das “100 horas de Astronomia 2022” da IAU (União Astronómica Internacional ), e vai realizar-se das 21h00 às 23h00. “O objetivo é permitir ao maior número possível de pessoas, desde crianças a idosos, o envolvimento com o céu de forma a ganharem uma compreensão básica do nosso ambiente astronómico”, explica Rui Miguel Fino, do (O.Colares), ao SINTRA NOTÍCIAS.

Este sábado dia 1 de outubro, a atividade realiza-se na Escola Profissional Alda Brandão Vasconcelos (EPAV) – Av. Dr. Brandão de Vasconcelos, em Colares, entre as 21h00 e as 24h00.

No Domingo, ”o objetivo é mostrar bem de perto as maravilhas da nossa estrela, o Sol”, e a observação decorrerá na ‘Aldeia da Praia – Antiga Colónia de Férias da CP’, na Praia das Maçãs, entre as 15h00 e as 18h30, com a colaboração da APPA. No dia seguinte, a atividade visita a Casa de Repouso ‘Quinta de Colares’ “onde realizaremos uma sessão dedicada aos seus utentes, familiares e colaboradores”, refere Rui Miguel Fino.

Com entrada gratuita, a iniciativa vai contar com a participação dos SMAS de Sintra que, através do Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, proporcionará a realização de sessões de planetário.

O evento arrancar com uma palestra do investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Cédric Pereira, seguindo-se as observações com recurso a telescópios, do Grupo de Astronomia Amadora de Colares, e da APPA (Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores).

As sessões de planetário, a cargo dos SMAS de Sintra, conta com visualização de vídeos imersivos e imagens de corpos celestes.