O Grupo dos Amigos das Árvores de Sintra (GAAS) assinalou esta quinta feira, dia 29 de setembro, quatro anos de atividade, estando prevista uma pequena cerimónia, simbólica, para este sábado, dia 1 de outubro, às 15h00, na Cafetaria da Biblioteca de Sintra, na Correnteza de Sintra, perto do local onde foi abatido um  freixo, classificado como “Árvore de Interesse Municipal”. A decisão da autarquia motivou, na ocasião, o lamento e o protesto de muitos, com a partilha de imagens e comentários de indignação do sucedido nas redes sociais, momento chave para dizer “basta” e que marcou o surgindo do GAAS.

Quatro anos depois, “estamos todos de parabéns”, refere Florbela Veiga Frade, coordenadora do grupo que faz “um balanço positivo”, do propósito e objetivos alcançados.

“Durante este tempo conseguimos que fosse aprovado um regulamento de gestão de arvoredo ajudando na sua redação, organizámos uma palestra com diversos especialistas nas áreas de arborismo, paisagismo e agronomia entre outros”, nota Florbela Veiga Frade, ao CORREIO DE SINTRA, acrescentando que ao longo destes anos, “contribuímos ainda com ideias e auxiliámos as entidades públicas, nomeadamente na definição [por exemplo] do projeto do Vale da Raposa, em Sintra.

A responsável admite que a tarefa do GAAS, “por vezes é incómoda”, recordando o caso do abate de dezenas de tílias em Mem Martins, quase à revelia, “ninguém sabia de nada”, acto que classifica como “crime ambiental” ou mesmo no abate de uma tília histórica na Praça da República, em Sintra.

Admite que “às vezes já não é possível fazer nada” para salvar uma árvore, porque os casos são denunciados demasiado tarde. Por isso, “temos que estar sempre alerta com o que se passa no concelho”, refere Florbela Veiga Fraga, admitindo que a autarquia de Sintra, mais recentemente, “tem acatado as nossas preocupações, ideias e sugestões”.

Um diálogo franco e honesto que se deseja, afinal, “para defender aquilo que é de todos: as árvores”.

Fotografia: DR GAAS
Notícia na edição desta semana do Jornal Correio de Sintra