A exposição “Insetos em Ordem” vai estar patente a partir deste sábado, 3 de setembro, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora de Barcarena.

Trata-se de uma exposição científica criada pelo Tagis (Centro de Conservação das Borboletas de Portugal), sobre a diversidade de insetos comuns da fauna ibérica e europeia que inclui exemplares de uma coleção biológica pertencentes a mais de 50 espécies de insetos.

Patente até ao dia 31 de março de 2023, a “Insetos em Ordem” poderá ser visitada pelo público aos sábados, domingos e feriados, entre as 10H e as 13H e as 14H e as 17H. A entrada é livre.

Esta exposição é diferente na relação que estabelece com o público. Em vez de disponibilizar a informação científica de uma forma passiva, o conceito dos Insetos em Ordem obriga os visitantes a passarem pela experiência individual da identificação dos animais.

À entrada, os visitantes recebem um inseto verdadeiro conservado em resina e para tomar a decisão do caminho a seguir na chave dicotómica, desenhada no espaço, têm que observar as suas características morfológicas. No fim do caminho encontram a ordem a que pertence o inseto que escolheram. Assim, de uma forma lúdica, estão a experimentar o método científico de identificação de espécies.

A versão original dos Insetos em Ordem abriu as suas portas em Lisboa em maio de 2010, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Em 2012, ao abrigo do programa O Mundo na Escola, foi adaptada para fazer uma itinerância por Portugal. Desde então a exposição visitou dezenas de municípios no continente e ilhas e recebeu mais de 100 000 visitantes.

Em 2022, ano em que assinala os seus 10 anos de itinerância, a exposição Insetos em Ordem chega a Oeiras, com o seu caráter inovador e conteúdo científico, alinhada com a Estratégia do Município para o sector da Biodiversidade.

Imagem: TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal