O projeto de restauro do Convento dos Capuchos, em Sintra, já distinguido, no passado dia 30 de junho, com um Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2022, na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa, é agora candidato ao Prémio da Escolha do Público. Iniciativa da Comissão Europeia e da Europa Nostra, os mais prestigiados prémios europeus no domínio do património são atribuídos por um júri composto por especialistas independentes. Posteriormente, o público é convidado a eleger o seu projeto favorito.

Até à data, apenas uma vez Portugal conseguiu arrecadar os dois prémios. Foi em 2018, com a reabilitação do Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, também levada a cabo pela Parques de Sintra. Este ano, com o projeto de restauro do Convento dos Capuchos a empresa ambiciona repetir o feito.

A votação para o Prémio da Escolha do Público decorre até ao próximo dia 11 de setembro, e estão a concurso todos os vencedores desta edição dos Prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra.

Conventos dos Capuchos

Como votar no projeto de restauro do Convento dos Capuchos:

– Aceder ao site: http://vote.europanostra.org/
– Votar em três projetos por ordem decrescente (o projeto preferido deverá ser votado em primeiro lugar);
– Registar-se;
– Confirmar a votação através do link recebido por email na caixa de correio eletrónico utilizada (verificar se o link não foi parar à pasta do spam).

Recorde-se, até ao final do verão, a Parques de Sintra preparou uma programação especial para celebrar o Convento dos Capuchos, proporcionando ao público novas experiências e, simultaneamente, dando a conhecer o premiado projeto de restauro. Em breve, estas propostas serão divulgadas em www.parquesdesintra.pt e nos restantes canais de comunicação da empresa.

Restauro do Convento dos Capuchos

Fundado em 1560, o Convento dos Capuchos é um complexo monástico na floresta primitiva de Sintra. O convento foi habitado por frades Franciscanos durante aproximadamente 300 anos e respira devoção espiritual e ascetismo. O local é a simbiose entre uma humilde construção humana e o esplendor natural, onde a arquitetura monástica se aninha entre enormes penedos de granito e a vegetação circundante. Foi abandonado em 1834 e atravessou períodos de ausência total de manutenção antes de ser adquirido pelo Estado Português.

Em 2000, a sua gestão passou a estar sob a alçada da Parques de Sintra, uma empresa de capitais exclusivamente públicos criada para salvaguardar e administrar as propriedades do Estado inseridas na paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1995.

Envolvendo uma equipa multidisciplinar, o projeto de restauro, que os visitantes podem conhecer melhor através de uma pequena exposição patente no monumento, focou-se na recuperação de todos os edifícios e dos respetivos elementos decorativos. O processo contemplou a limpeza das características peças em cortiça, profusamente utilizadas no convento para isolamento térmico e como material decorativo e de acabamento.

As técnicas tradicionais foram combinadas com soluções inovadoras, como a implementação de um sistema de segurança contra incêndios para prevenir a disseminação de fogos florestais. As condições de acessibilidade foram igualmente melhoradas, através da reabilitação de todos os caminhos e da redução de obstáculos à mobilidade onde tal foi possível.

A intervenção foi integralmente financiada pela Parques de Sintra através das receitas geradas pelos monumentos sob a sua gestão que foram objeto de anteriores projetos de reabilitação. Este modelo económico garante a sustentabilidade da gestão do património cultural confiado à empresa.

Motivo de orgulho

Convento dos Capuchos

Hoje, o Convento dos Capuchos é motivo de orgulho a nível nacional, regional e local. O convento desempenha um papel importante na memória coletiva da comunidade local e integra a cultura popular, lendas e contos relacionados com o misticismo de Sintra. A reabilitação do Convento dos Capuchos contribui para esta ligação entre os residentes locais e o monumento, e tem um efeito catalisador sobre a reabilitação do património municipal.

“A sua localização remota e o mau estado de conservação tornou o restauro do Convento dos Capuchos especialmente desafiante. Não obstante, a Parques de Sintra – Monte da Lua levou a cabo um restauro de elevada qualidade que é um exemplo notável para o património humilde e sensível. O convento restaurado estimula o slow cultural tourism, mais sustentável, ao atrair visitantes para monumentos situados numa zona mais alargada de Sintra”, sublinhou o Júri dos Prémios.

O vencedor do Prémio da Escolha do Público, que receberá 10 mil euros, será anunciado a 26 de setembro, em Praga, durante a Cerimónia dos Prémios Europeus do Património Cultural, na qual serão homenageados todos os vencedores dos Prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022.

O evento comemorativo do 20º aniversário dos galardões decorrerá na “State Opera” e contará com participação de Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e do Prof. Dr. Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra.