Estará patente, no Parque Linear da Ribeira, em Agualva-Cacém, a Exposição Antropológica e Etnocultural Africana

Termina, no mês de setembro, a edição de 2022 do Aqu’Alva Stória – Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia, Festival de culturas promovido pela RJ Anima. A data não foi escolhida ao acaso, dado que setembro é o Mês do migrante Sintrense, e são várias as atividades que se desenvolverão ao longo dos dias.

Estará patente, no Parque Linear da Ribeira, em Agualva-Cacém, a Exposição Antropológica e Etnocultural Africana, com peças das vivências e costumes orais africanos, acompanhada de aprendizagem do jogo tradicional “Uril”. O espaço da exposição estará aberto a todos, “com o pretexto de estimular o diálogo intercultural, entre culturas e povos”, descreve a organização.

No sábado, 17 de setembro, durante todo o dia, na Quinta da Fidalga, em Agualva, terão lugar as comemorações oficiais do Dia do Migrante Sintrense

No mesmo dia, realiza-se mais uma Caminhada Com Stória – “Espírito de Pertença”, em torno da história da Quinta da Fidalga, antiga residência de Matias Aires. As inscrições serão feitas no próprio dia e local.

Nos dias 4 e 25, decorrem, na Ribeira das Jardas, sessões de contos interculturais, com Adriano Reis e Gil Moreira (Cabo Verde), e Cecília Guerra (Beira Baixa), Ilda Aguiar (Madeira) e Lucrécia Alves (Açores).

A 24, tem lugar o IV.º Torneio de Uril (a partir das 16h00), na sala de convívio do snack-bar Relax, em Agualva, e também no Café Titino, na Praceta São João de Deus, no Cacém (espaço mais conhecido como Embaxâda de Soncent).

No Auditório do Centro Lúdico de Massamá, terá lugar o projeto “Stória di Speransa”, que alia um espetáculo musical, uma exposição e prova de sabores portugueses e africanos, e que resulta de uma parceria com o Coral Allegro. Realiza-se no dia 18 de setembro, a partir das 16h30.

Cristina Duarte / Jornal Correio de Sintra