Filipe Cortesão, Coordenador de Medicina Dentária no Hospital CUF Sintra

O acompanhamento da saúde oral desde criança até à idade adulta ajuda na prevenção de doenças orais, bem como no diagnóstico e tratamento atempado de patologias que podem condicionar a nossa saúde. Em entrevista, Filipe Cortesão, Coordenador de Medicina Dentária no Hospital CUF Sintra, alerta para a importância de manter a saúde oral vigiada.

Existe uma associação entre as doenças orais e a saúde em geral?

Sem dúvida. A cavidade oral controla a forma como fazemos uma das rotinas mais fundamentais para a nossa existência: a nossa alimentação. Claro que existem outros exemplos fundamentais, como a relação entre as doenças gengivais e a diabetes, a relação entre infecções orais e os problemas cardio-vasculares ou a grande fatia que o cancro oral infelizmente representa no espectro das diferentes neoplasias do nosso organismo. Ainda assim, pensar a nossa boca como um elemento fundamental para a nossa vida é perceber que só conseguimos verdadeiramente atingir saúde se nos conseguirmos alimentar de forma correcta.

Que informações muitas vezes não associamos à saúde oral e deviam motivar uma conversa com o médico dentista? Por exemplo, se ressonar, devo comentar com o meu dentista? 

O exemplo das patologias do sono e da forma como a Medicina Dentária do Sono tem ganho evidência nos últimos anos é realmente interessante. Reconhecemos uma relação entre patologias como a Apneia do Sono, o Bruxismo e a Hipertensão Arterial. Por isso, o Hospital CUF Sintra criou uma Unidade do Sono, que conta com a presença de Pneumologia, Psicologia, Neurologia, Otorrinolaringologia e Medicina Dentária entre outras especialidades, que trabalham em equipa multidisciplinar para que o doente tenha um seguimento integrado.

Outro factor desvalorizado é a importância da substituição ou reabilitação de dentes perdidos. A nossa dentição funciona de forma muito interligada, sendo que os diferentes dentes nas diferentes zonas da nossa boca exercem funções distintas.
Por exemplo, não podemos ter a expectativa que um molar, um dente volumoso na zona posterior da nossa boca que tem uma função primordial de desfazer os alimentos, exerça a mesma função que um canino, um dente afilado e com uma superfície de contacto bem mais pequena, que tem por principal função ajudar a rasgar os alimentos para os introduzir na boca. Dessa forma, não é lógico pensar que é menos importante substituir um molar de forma correcta, do que um canino.

“É importante que as consultas de medicina dentária façam parte das rotinas”, sublinha Filipe Cortesão

Quais os principais problemas que afetam a saúde oral das crianças? E dos adultos?

Os dois problemas de saúde oral mais frequentes são as cáries dentárias e as doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. No entanto, se soubermos reconhecer que estes problemas estão essencialmente associados aos nossos hábitos do dia a dia, será fácil perceber quais as estratégias a adoptar para a sua prevenção. Esta orientação faz parte das consultas de Odontopediatria ou de Higiene Oral que dispomos no Hospital CUF Sintra, promovendo a saúde oral a todos os níveis.

É inevitável apostar na educação dos mais jovens para a adopção de estilos de vida correctos, quer seja através de controlo de hábitos alimentares para limitar ou saber escolher os momentos certos para a ingestão de açúcares, ou ainda através da implementação de práticas de higiene oral com a frequência e a técnica adequada.

É importante que as consultas de medicina dentária façam parte das rotinas das crianças porque permitem estabelecer comportamentos saudáveis rotineiros de modo a que estes se repitam e se mantenham até à idade adulta.

Quais os sinais de alerta para procurar um dentista?

A presença de dor ou infecção contínua são o factor mais evidente, no entanto não se devem ignorar outros sinais de alerta muito frequentes, como a hemorragia gengival ou mobilidade dentária. Também a dificuldade de mastigação, a percepção de apertamento ou desgaste dentário ou a alteração visual dos tecidos moles no interior da cavidade oral devem ser motivo para consulta.

Com que regularidade devemos ir ao dentista?

A visita regular a cada seis meses é importante para o correto diagnóstico e prevenção de problemas em saúde oral.

Vantagens da Medicina Dentária inserida em ambiente hospitalar
A Medicina Dentária moderna em contexto hospitalar, como acontece no Hospital CUF Sintra, permite o acompanhamento de pessoas com quadros clínicos mais complexos, ou com patologias que necessitem de um apoio mais próximo de outras especialidades médicas.
O médico dentista destaca como vantagem “a execução de tratamentos de elevada complexidade com a segurança imprescindível para o seu sucesso, por exemplo com o apoio de equipas de anestesia para execução de tratamentos em bloco operatório.”

Hospital CUF Sintra disponibiliza os cuidados necessários para preservar a saúde oral da região. Todos os elementos da equipa têm formação específica e experiência em diferentes áreas da Medicina Dentária, oferecendo um leque abrangente de possibilidade terapêutica para todos os casos.