Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV), em Colares

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) aprovou, em reunião de executivo, um protocolo com o CENINTEL – Centro de Inteligência Formativa, Ensino e Formação Profissional, com vista à criação de um centro tecnológico especializado, que deverá funcionar na Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV), em Colares.

Este protocolo tem como objetivo estabelecer uma estratégia de orientação escolar e profissional para o concelho, apoio à divulgação dos Centros Tecnológicos Especializados (Hotelaria, Lazer e Mecatrónica), apoiar as deslocações dos alunos aos estabelecimentos de ensino ou local de estágio e a formação contínua de professores/formadores, com vista à promoção da educação e formação profissional especializada no concelho de Sintra.

“O apoio a projetos desta natureza terá um impacto enorme nas futuras dos nossos jovens. A aquisição de competências é essencial para o ingresso no mercado de trabalho e sucesso profissional”, refere Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra em nota de imprensa.

O autarca salienta ainda que “esta iniciativa é um investimento essencial que contribuirá, por certo, para o aumento da formação e qualificação da população estudantil no concelho de Sintra”.

A criação deste Centro Tecnológico, que deverá funcionar na Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV), em Colares, integra um projeto de candidatura apresentado pela CENINTEL no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com um valor de financiamento a fundo perdido até um milhão e 700 mil euros.

Fotografia: DR EPAV – arquivo