Morreu, Maria de Lourdes Modesto

Morreu Maria de Lourdes, grande nome da cozinha portuguesa que popularizou a culinária na televisão.

A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal Público.

[em atualização]

Maria de Lourdes Modesto, iniciou a sua carreira televisiva em 1958, quando, então professora de Trabalhos Manuais no Liceu Francês de Lisboa, foi convidada pela RTP para apresentar um programa de índole cultural (após uma notável prestação na peça de Molière Monsieur de Pourceaugnac, em cuja encenação estaria presente uma equipa da estação).

Foi na televisão pública portuguesa que apresentou, ao longo de doze anos, o mais popular programa culinário de que há memória no país. O seu estilo particular, privilegiando o direto e o improviso (foi a pioneira portuguesa do “live cooking”) ganhou-lhe inúmeros admiradores.

O sucesso do formato, que partia da sua paixão pela cozinha alentejana, levou-a a alargar horizontes e a estudar a culinária francesa e as tradições gastronómicas portuguesas. Escreveu vários livros de cozinha portuguesa, dos quais se destacam a Grande Enciclopédia da CozinhaCozinha Tradicional Portuguesa (o livro de culinária mais vendido em Portugal) e Receitas Escolhidas. O seu nome está ainda ligado à tradução e edição de inúmeras obras estrangeiras.

Conhecida como “A Diva da Gastronomia Portuguesa” , foi colhendo honras e louros nos mais variados palcos. José Quitério aclamou-a como “uma das cada vez mais raras Guardiãs do Fogo” .

New York Times chamou-lhe, num artigo de 4 de março de 1987, “Portugal’s Julia Child” . Também Miguel Esteves Cardoso, na sua coluna Ainda Ontem, a louvou como “Uma das três grandes génios nascidas no século XX [em Portugal]”. A 9 de junho de 2004 foi feita Comendadora da Ordem do Mérito. É casada com Carlos Assis de Brito, que conheceu quando trabalhou na RTP.

Fotografia: Wook