Luísa Martins Figueiredo | “Obesidade – a epidemia do século XXI”

Luísa Martins Figueiredo, Serviço de Gastrenterologia do Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca (HFF)

A obesidade é uma condição médica multifatorial em que se verifica acumulação excessiva de tecido adiposo. É definida por um Índice de Massa Corporal (IMC) ≥ 30 Kg/m2 e foi considerada pela Organização Mundial de Saúde a epidemia do século XXI.

Cerca de 53% dos portugueses tem excesso de peso (IMC ≥ 27 Kg/m2) e 1,5 milhões são obesos. É uma doença que reduz a qualidade de
vida do doente, aumenta o risco de outras doenças (hipertensão arterial essencial, diabetes mellitus tipo 2, enfarte agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, neoplasias, síndrome depressivo, etc) e diminui a esperança média de vida.

A abordagem multidisciplinar é essencial para o sucesso do tratamento, com forte impacto nas doenças cardiovasculares, metabólicas, neoplásicas, osteoarticulares e claros benefícios ao nível da saúde mental. As modificações do estilo de vida, nomeadamente a dieta e a prática de exercício físico, apesar de fundamentais, estão associadas a uma perda ponderal de 3.1 -6.6% do peso.

Ultimamente têm existido avanços consideráveis no tratamento não cirúrgico da obesidade, nomeadamente no que diz respeito a tratamentos endoscópicos – gastroplastia endoscópica e balão intragástico. São métodos eficazes, que permitem uma perda de peso de cerca de 18% num ano, com curtos períodos de internamento e uma rápida recuperação. Nestes procedimentos, a capacidade do estômago acomodar alimentos é reduzida, induzindo saciedade precoce e maior controle do apetite.

Estas técnicas destinam-se principalmente a doentes com obesidade grau I (IMC 30-34,9 Kg/m2) ou II (IMC 35-39,9 Kg/m2), no entanto podem estar também indicadas na obesidade grau III (IMC ≥ 40 Kg/m2), ou em casos selecionados de doentes previamente submetidos a outras terapêuticas de tratamento da obesidade.

Por outro lado, o tratamento cirúrgico da obesidade, nomeadamente a cirurgia bariátrica, é um procedimento invasivo, que possibilita uma perda ponderal relevante (20-33.3%) e duradoura. Está indicada na obesidade grau III e nalguns casos de obesidade grau II e I, nomeadamente quando associadas a diabetes mellitus tipo 2.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) é reconhecido pela Direção Geral da Saúde como Centro de Tratamento Cirúrgico da Obesidade (CTCO) desde 2009. O CTCO é constituído por uma Equipa Multidisciplinar (Cirurgia Geral, Gastrenterologia, Nutrição e Dietética, Psiquiatria, Endocrinologia, Pneumologia, Medicina Interna, Anestesia, Medicina Física e Reabilitação e Cirurgia Plástica e Reconstrutiva).

O objetivo do CTCO do HFF é garantir o acesso atempado do doente com Obesidade à Equipa Multidisciplinar, de forma a prestar os melhores cuidados médicos e cirúrgicos, por um período nunca inferior a três anos.

Luísa Martins Figueiredo,
Serviço de Gastrenterologia do Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca (HFF)