O Parque Florestal Municipal da Serra da Carregueira, em Belas, e a via do Atlântico, em Colares, são inaugurados pela autarquia de Sintra, esta quarta-feira, 29 de junho, dia do Município.

“O Parque da Carregueira, um local fantástico, será mais um parque para a fruição de todos”, disse Basílio Horta, na passada semana no decorrer da reunião de trabalho do Conselho de Cultura e o Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra.

No mesmo dia, está também prevista a inauguração da Ciclovia do Atlântico (Colares), “que será uma das mais bonitas do concelho, pela sua proximidade ao mar e com a serra ali tão perto”, salientou na ocasião, o presidente da Câmara de Sintra, acrescentando que no concelho “temos quase 30 quilómetros de ciclovia que nos permitem criar alternativas mais sustentáveis e ecológicas, melhorar o tráfego rodoviário e possibilitar o lazer e a prática desportiva”.

Serra da Carregueira

Serra da Carregueira

A Serra da Carregueira é considerada uma das manchas verdes de maior expressão no concelho que urge preservar e cujo uso deverá ser potenciado de forma a garantir o usufruto e a proteção dos recursos naturais deste lugar.

Os trabalhos da requalificação nesta fase 1, representam um investimento da autarquia 1,6 milhões mil euros, contemplam mais de 20 hectares, junto da localidade urbana de Belas. 

O projeto da autarquia garante criação uma nova zona verde para usufruto da população, que permite fazer a ligação ao Eixo Verde Azul, num percurso de cerca de três quilómetros de extensão de ligação entre o aglomerado urbano e o empreendimento Belas Clube de Campo.

A nível do coberto vegetal, os trabalhos consistem no reforço da vegetação ao nível da criação de manchas arbóreas e clareiras. Nesta fase está igualmente prevista a instalação de mobiliário urbano adequado à estadia e fruição do espaço, bem como instalação de iluminação pública.

Feriado Municipal em Sintra

Hastear da bandeira, nos Paços do Concelho | Foto: arquivo

O Município de Sintra assinala a 29 de junho, o Dia do Município, com a realização da cerimónia do hastear da bandeira nos Paços do Concelho (10h00) com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense, seguindo-se, nos claustros da sede municipal, a inauguração de uma exposição de fotografia “Sintra Lugares em Espera”, e apresentação da recém criada plataforma geográfica de apoio ao investidor.

Na ligação entre o Parque Lazer Pinto Vasques e a Quinta da Ribafria, às 11h30, tem lugar a atuação pelo Grupo de Concertinas da Associação de Proprietários e Moradores da Serra da Silveira. No local, ao longo do dia, estão previstas diversas atividades e animação. Depois de obras de recuperação para albergar todos os serviços oficinais da Câmara, vai ser inaugurado o Complexo Municipal de Vila Verde, pelas 12h00.

A inauguração da Ciclovia do Atlântico, percurso ciclável e pedonal na Ligação de Colares, Banzão e Praia Grande, acontece pelas 12h30. Na Praia das Maçãs destaque para a exposição de fotografia, “Memórias de Praia” que ficará patente até 15 de setembro.

Também a ligação à praia e o requalificado Parque das Merendas do Magoito serão um dos pontos de passagem desta efeméride.

Pelas 16h00, será inaugurado o Parque Florestal Municipal da Serra da Carregueira, em Belas.

As comemorações deste dia encerram às 18h00, no Terreiro do Palácio Nacional da Vila de Sintra, com o concerto de encerramento pelas Orquestras Escolares de Sintra.