A jovem compositora sintrense Mariana Vieira é uma das finalistas do concurso Young Lion*ess of Acousmatic Music, cuja final vai decorrer, no mês de julho, em Viena (Áustria) e eleger os quatro melhores compositores de música acusmática abaixo dos 30 anos.

Natural de Montelavar, Mariana Vieira, de 25 anos, foi selecionada de entre 100 compositoras, sendo uma das 16 finalistas de um concurso que, para além de um prémio monetário de mil euros, vai proporcionar a apresentação das quatro obras distinguidas num festival a realizar na capital austríaca, no próximo mês de outubro.

Com licenciatura em Música-Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), a jovem compositora sintrense frequenta, atualmente, o Mestrado em Ensino de Música naquela instituição e as suas obras já foram apresentadas em festivais como o Young Euro Classic (Alemanha), Crossroads (Áustria), L’ Espace du Son (Bélgica), Monaco Electroacoustique (Mónaco), Aveiro_Síntese e Música Viva (Portugal). Em 2017, venceu o European Composer Award com a peça “Raiz”, uma encomenda da Jovem Orquestra Portuguesa, que teve a sua estreia na Konzerthaus de Berlim.

Mariana Vieira é diretora executiva do Festival DME – Dias de Música Electroacústica e do espaço cultural Lisboa Incomum e integra a associação EMSCAN (Electroacoustic Music Sound Courses Alumni Network), projetos que desenvolvem atividade de criação, programação e formação na área da música erudita contemporânea e electroacústica.

Natural de Montelavar, Mariana Vieira, de 25 anos, foi selecionada de entre 100 compositoras, sendo uma das 16 finalistas

O Young Lion*ess of Acousmatic Music integra um júri oriundo de quatro países: Alla Zahaikevych (Ucrânia), Annette Van-de Gorne (Bélgica), Jaime Reis (Portugal) e Volkmar Klien (Áustria). No momento da sua realização, em julho em Viena, o público também fará parte da escolha dos quatro melhores jovens compositores.

Além de Mariana Vieira, Portugal estará representado, na final do evento, por Marta Domingues, que integra também a equipa do Festival DME e o Lisboa Incomum e frequenta o Mestrado em Composição na ESML.