Videovigilância em Sintra aguarda por decisão

Sistema de videovigilância no município da Amadora | Foto: CMA - arquivo

O processo de instalação de videovigilância no concelho de Sintra encontra-se em fase final, prévia ao concurso público. Segundo o jornal Público, o município de Sintra concluiu todo o projeto e a PSP já remeteu “o plano, que inclui a instalação de 144 câmaras no concelho, para a Comissão Nacional de Proteção de Dados, estando a aguardar parecer”.

Sobre o assunto a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), refere em declarações ao SINTRA NOTÍCIAS, que “não foi pedido nenhum parecer à CNPD para a instalação de sistema de videovigilância em Sintra” ao abrigo da Lei n.º 95/2021, “consequentemente, o eventual processo para a instalação de tal sistema não aguarda parecer da CNPD”, esclarecendo ainda, que “ não é a PSP que pede parecer à CNPD, mas sim, neste caso, o Ministro da Administração Interna, ou em quem ele delegar competência (até aqui no Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna)”.

Recorde-se, o município de Sintra prevê investir neste projeto cerca de 2,5 milhões euros.

O jornal Público refere que a presidente da União de Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves, escreveu ao ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a solicitar mais policiamento para a sua zona, nomeadamente junto às estações de comboio, e a rápida instalação do sistema de videovigilância nas ruas.

Em causa está o tiroteio que ocorreu na noite de segunda-feira, por volta das 20 horas, na estação ferroviária de Queluz, em Sintra, e durante o qual foram baleados dois jovens, um com 15 e outro com 17 anos.

Depois de ter sido baleado numa perna, o mais novo foi transportado pelos bombeiros para o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), enquanto o jovem de 17 anos foi para o mesmo hospital, mas por meios próprios. A investigação do incidente está na posse da Polícia Judiciária (PJ), tendo em conta que foi um crime realizado com recurso a arma de fogo.

[Noticia corrigida, 26 maio]
Fotografia: arquivo

O processo de instalação de videovigilância no concelho de Sintra encontra-se em fase final, prévia ao concurso público.

A notícia, avançada hoje pelo jornal Público, adianta que o município de Sintra concluiu todo o projeto e a PSP já remeteu “o plano, que inclui a instalação de 144 câmaras no concelho, para a Comissão Nacional de Protecção de Dados, estando a aguardar parecer”.

O jornal Público refere ainda que a presidente da União de Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves, escreveu ontem ao ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a solicitar mais policiamento para a sua zona, nomeadamente junto às estações de comboio, e a rápida instalação do sistema de videovigilância nas ruas.

Em causa está o tiroteio que ocorreu na noite de segunda-feira, por volta das 20h, na estação ferroviária de Queluz, em Sintra, e durante o qual foram baleados dois jovens, um com 15 e outro com 17 anos. Depois de ter sido baleado numa perna, o mais novo foi transportado pelos bombeiros para o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), enquanto o jovem de 17 anos foi para o mesmo hospital, mas por meios próprios.