Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão expandir a recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) à União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, envolvendo mais 20 mil alojamentos e cerca de 42 mil pessoas, complementando o universo de 75 mil habitantes que, em 2021, foram abrangidas pela Operação “Sintra e os Biorresíduos”.

Segundo os Serviços Municipalizados, com o alargamento da recolha seletiva ao território de Agualva e Mira Sintra, os SMAS de Sintra dão mais um passo para abranger a totalidade da área urbana do concelho, desviando estes resíduos do encaminhamento para aterro e potenciando a sua valorização para produção de energia ou composto orgânico para aplicação na agricultura.

A expansão da recolha seletiva em Agualva e Mira Sintra vai ser formalizada esta sexta-feira, dia 6 de maio, entre as 14h00 e as 15h30, junto à Casa da Cultura Lívio de Morais (Mira Sintra), através da realização de uma ação de sensibilização.

Após um projeto piloto em 2020, em algumas áreas da freguesia de Rio de Mouro, a recolha seletiva de resíduos alimentares foi implementada, ao longo de 2021, em 25 mil alojamentos, alargando a sua abrangência à União das Freguesias de Sintra, Freguesia de Colares e algumas localidades de Rio de Mouro, Algueirão-Mem Martins e da União das Freguesias de Queluz e Belas.

Em 2022, o novo sistema vai envolver a totalidade da área urbana, sendo alargado, em 2023, às uniões das freguesias de São João das Lampas e Terrugem e de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar. Os SMAS de Sintra vão cumprir assim, até ao início de 2024, a obrigatoriedade da recolha seletiva de biorresíduos, que vai ser uma realidade em todo o país.

“Sintra e os Biorresíduos”

No âmbito da Operação “Sintra e os Biorresíduos”, cofinanciada pelo POSEUR-Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, a recolha de biorresíduos já está implementada nas localidades de Barrunchal, Cabriz, Carrascal, Galamares, Janas, Morelinho, Vale Flores e Várzea de Sintra (União das Freguesias de Sintra); Almoçageme, Azenhas do Mar, Banzão, Casas Novas, Mucifal, Pinhal da Nazaré, Praia das Maçãs, Várzea e Rodízio (Freguesia de Colares); Alto do Forte, Serra das Minas e Vale Mourão (Rio de Mouro); Algueirão, Mem Martins e Ouressa (Algueirão-Mem Martins); Bairro Económico de Queluz e núcleo central de Queluz (União das Freguesias de Queluz e Belas).

Para concretizar a recolha seletiva de restos alimentares, os SMAS de Sintra estão a proceder à entrega nas habitações de um pequeno balde castanho (de 7 litros) e de sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados já existentes na via pública.

Os SMAS de Sintra procedem à recolha dos resíduos e à sua entrega na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo (empresa intermunicipal de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra), localizada no Ecoparque da Abrunheira, em Mafra.

Os sacos são depois triados em unidade de tratamento mecânico que, através de sistemas óticos, efetua a sua separação, permitindo o seu tratamento de forma diferenciada. O processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir do biogás produzido, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação na agricultura.