Alexandre Ferrão, Coordenador de Oftalmologia do Hospital CUF Sintra

Esquecemo-nos muitas vezes da importância da saúde da visão, apesar de reconhecermos que a sua perda ou diminuição pode causar dificuldade ou incapacidade de realização de diversas atividades da vida diária. Esta perda, que pode ser reversível ou não, depende da causa e, sobretudo, da rapidez na procura de ajuda junto de um oftalmologista.

Neste contexto, Alexandre Ferrão, Coordenador de Oftalmologia do Hospital CUF Sintra, alerta para a importância da realização de consultas regulares desta especialidade:

“As consultas de oftalmologia devem ser realizadas regularmente para garantia de uma boa saúde visual e para deteção e tratamento de problemas oculares”, refere Alexandre Ferrão, acrescentando que “há pessoas que marcam consulta no oftalmologista pela primeira vez aos 40, 50 e até 60 anos, geralmente já com alguma queixa. Sabemos que essas pessoas vão revelar problemas existentes de há muito tempo, mas que não foram detetados atempadamente”.

No Hospital CUF Sintra, a equipa de oftalmologia é altamente diferenciada para as diversas patologias associadas à visão e dispõe de equipamentos de última geração capazes de detetar e corrigir as múltiplas causas de compromisso visual.

Entre as patologias oftalmológicas mais frequentes, estão a catarata, glaucoma e a diabetes ocular – que são áreas de grande diferenciação da equipa de Oftalmologia do Hospital CUF Sintra.

“Apenas uma observação oftalmológica realizada pelo médico oftalmologista, permite fazer o diagnóstico”

Vejamos o glaucoma que  é uma patologia totalmente assintomática até uma fase já avançada da doença, exemplifica Alexandre Ferrão: “uma vez que existem muitos casos de glaucoma com pressão intraocular normal, apenas uma observação oftalmológica – que inclui a medição da pressão intraocular, exame do fundo do olho e exames funcionais e estruturais do nervo ótico – permite fazer o diagnóstico”.

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível a nível mundial. “Não tem cura, mas com o diagnóstico e tratamento atempado (geralmente apenas com gotas nos olhos) consegue-se evitar a progressão para a cegueira” destaca o oftalmologista.

Já a catarata, a nível mundial, é a segunda causa de perda de visão reversível. Pode ocorrer em todas as idades, mas é mais frequente depois dos 50 anos. O sintoma mais frequente é a visão turva, o que não dispensa a realização de um exame oftalmológico para excluir outras  causas, sublinha o especialista.

O médico oftalmologista da CUF afirma que “podemos tratá-la cirurgicamente de forma muito segura e eficaz, numa cirurgia de 10 a 20 minutos, sob anestesia local. O objetivo da cirurgia é tratar a catarata e simultaneamente corrigir a graduação dos óculos, total ou parcialmente.

Equipamentos de ponta para o tratamento da catarata
Para a cirurgia da catarata, os especialistas do Hospital CUF Sintra dispõem de um microscópio de última geração que reduz a já baixa taxa de complicações associada a este tipo de intervenção e permite uma grande precisão e eficácia no tratamento.
O Hospital dispõe ainda de três equipamentos da mais recente geração para fazer biometria – exame pré-operatório imprescindível para a Cirurgia de Catarata, pois é através deste que se calcula a lente intraocular ideal a implantar.

Alerta para quem tem diabetes

Em Portugal, a diabetes ocular “é um problema gravíssimo. Cerca de 13% da população portuguesa tem diabetes e outros 28% tem pré-diabetes”. O médico do Hospital CUF Sintra destaca estes números porque a retinopatia diabética é outro exemplo de patologia que, assistida a tempo numa consulta de Oftalmologia, é tratável, evitando-se assim uma cegueira irreversível. “A diabetes afeta o olho inicialmente de forma assintomática e, por isso, recomenda-se uma consulta anual de oftalmologia para observação da retina”, alerta o Coordenador do Serviço de Oftalmologia do Hospital CUF Sintra. O tratamento existe e passa por Laser e/ou  injeções intraoculares, uma inovação dos últimos anos que permitiu salvar muitos olhos.

“Dispomos de uma excelente equipa, altamente diferenciada, capaz de dar resposta à população de Sintra em todas as patologias do olho”, refere Alexandre Ferrão

Equipa de oftalmologia do Hospital CUF Sintra altamente diferenciada

Da equipa de oftalmologia do Hospital CUF Sintra fazem parte 18 oftalmologistas experientes e diferenciados no diagnóstico e tratamento das mais diversas patologias do olho. “Da catarata, à inflamação ocular, ao estrabismo, aos problemas da órbita, entre todas as outras patologias oftalmológicas. Dispomos de uma excelente equipa, altamente diferenciada, capaz de dar resposta à população de Sintra em todas as patologias do olho”. Ao conhecimento e experiência da equipa do Hospital CUF Sintra alia-se a existência de “equipamentos de última geração para o diagnóstico e tratamento das doenças dos olhos”, refere Alexandre Ferrão.