Projeto “The Trash Cycle” de Andreas Noes arranca no município de Sintra

Sintra é o lugar escolhido para o arranque do projeto “The Trash Cycle” de Andreas Noes

Andreas Noe, um alemão radicado em Lisboa, embarca esta sexta-feira no projeto Trash Cycle, para uma espécie de Volta a Portugal dedicada à recolha do lixo e ao ativismo ambiental.

Sintra é o lugar escolhido para o arranque do projeto, sobre a temática da poluição marinha provocada pelo plástico.

Andreas Noe, que trocou a biologia molecular pelo ativismo climático e ambiental, quer pedalar cerca de três mil quilómetros, em dois meses, a uma média de “40 a 50 quilómetros por dia”, sem folgas.

O alemão pretende usar uma velha bicicleta reaproveitada para atravessar Portugal continental de Norte a Sul, dinamizando ações de limpeza, com organizações, membros da sociedade civil e escolas, e de sensibilização para a emergência climática.

Três mil quilómetros a pedalar, com várias paragens ao longo da costa e em cidades do interior

O ponto de partida será esta sexta-feira, 22 de abril, às 12h00, na Escola Básica e Secundária Alto dos Moinhos, na Terrugem, no Concelho de Sintra, onde Andreas Noes “The Trash Traveler”, como é conhecido nas suas redes sociais, fará uma apresentação sobre o seu projeto e uma recolha de resíduos neste equipamento escolar.

O objetivo primordial da viagem que arranca este sábado, dia 23 de abril, em Cascais, é de chamar a atenção para a poluição ambiental, com especial enfoque nos plásticos e regressa com a premissa de um país mais limpo, ao Cabo da Roca para o encerramento desta iniciativa.

“The Trash Cycle” é constituído por uma volta a Portugal em bicicleta com duração de dois meses e a missão de sensibilizar para a necessidade de implementação de um sistema de depósito de bebidas ou de embalagens de take away em Portugal.

Serão cerca de três mil quilómetros a pedalar, com várias paragens ao longo da costa e em cidades do interior, onde serão feitas diversas ações de limpeza diárias em conjunto com escolas, ONG’s, municípios e o público em geral.

Todas as garrafas, latas e embalagens de take away recolhidas durante as limpezas serão utilizadas para um evento final para demonstrar a quantidade de lixo que poderia ser salva por um sistema de depósito.

Fotografia: Rui Sebastian