Onze detidos por corrupção no setor da distribuição em Sintra e Lisboa

GNR

Dez homens e uma mulher, com idades entre os 25 e os 66, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR) esta quarta-feira, 20 de abril, por corrupção no setor privado da distribuição de publicações em Sintra e Lisboa.

De acordo com comunicado enviado às redações pelo Comando Territorial da GNR de Lisboa, a investigação decorria desde 2021 após uma denúncia de uma empresa de distribuição lesada no esquema.

O Núcleo de Investigação Criminal do Comando Territorial de Lisboa efetuou as diligências “que permitiram apurar que os suspeitos, aproveitando-se das suas funções profissionais, criaram na região de Lisboa um esquema de venda ao público de publicações (jornais e revistas), ilicitamente e em paralelo ao canal regular de distribuição, desrespeitando as regras da concorrência, obtendo proveitos e contrapartidas monetárias indevidas”, esclarece a nota.  

Este esquema lesou o Estado e empresas, “designadamente nos editores, na Empresa de Distribuição nos pontos de venda”, em “várias centenas de milhares de euros anuais”.

Foram efetuados 11 mandados de busca domiciliários, seis em estabelecimentos e 19 em veículos que resultaram em várias apreensões. 

Além de mais de 41 mil euros em dinheiro, foram apreendidas publicações ilícitas de diversos Órgãos de comunicação (imprensa escrita), 21 telemóveis,  13 viaturas, uma pistola modificada, duas espingardas caçadeiras, uma espingarda de ar comprimido, 51 cartuchos, uma caixa de chumbos calibre 4,5mm, 15 munições de calibre desconhecido, uma soqueira, um bastão extensível, cinco equipamentos informáticos e um equipamento CCTV.

Entre os detidos estão funcionários da empresa de distribuição de publicações, motoristas e proprietários ou funcionários de pontos de venda, conclui ainda o comunicado. 

Estes  serão presentes, hoje, dia 21 de abril, ao Tribunal Judicial de Sintra para aplicação das medidas de coação.