Obrigado, Eunice Muñoz!

Morreu esta sexta-feira, 15 de abril, aos 93 anos de idade, Eunice Muñoz. A atriz encontrava-se no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa.

Nascida na Amareleja, no distrito de Beja, em 1928, Eunice Muñoz completou em novembro 80 anos de carreira. Foi um exemplo no mundo do teatro, da televisão e do cinema português, considerada uma das melhores atrizes portuguesas de todos os tempos.

Filha de Hernâni Cardinali Muñoz e de Júlia do Carmo, também atores de profissão, estreou-se em 1941, na peça Vendaval, de Virgínia Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, no Teatro Nacional D. Maria II.

“O teatro precisa de nós” — Eunice Muñoz

“Agradeço sobretudo a vocês, ao público, que me acarinhou, que me aplaudiu desde que comecei, até agora que comemoro os meus 80 anos de carreira”, afirmou a atriz em novembro de 2021, no dia em que comemorou 80 anos de carreira. “O teatro precisa de nós, de nós no palco e de vocês que recebem o melhor que temos para dar”, acrescentou Eunice Muñoz, concluindo que, “apesar dos dias estranhos e difíceis, o belo continua a existir”.

A Câmara Municipal de Oeiras decretou três dias de luto municipal pela morte da atriz Eunice Muñoz, como forma de expressar o reconhecimento ao inquestionável contributo que deu ao concelho e ao país.

[em atualização]