Orquestra Municipal de Sintra em concerto de Páscoa

Orquestra Municipal de Sintra

O Centro Cultural Olga Cadaval recebe mais um concerto da Orquestra Municipal de Sintra, sob direção do maestro Cesário Costa, desta vez com a interpretação “Stabat Mater de Pergolesi”. O concerto de entrada gratuita acontecerá no dia 14 de abril, pelas 21h00.

A Orquestra Municipal de Sintra apresenta neste concerto aquele que ao longo da história, tem sido fonte de inspiração para grandes criações artísticas em todos os domínios da arte e, naturalmente, a música não seria exceção – o período Pascal.

Um dos momentos mais simbólicos da Páscoa é a crucificação de Cristo e o lamento da sua Mãe junto à Cruz. Esta dramática e representativa cena foi descrita num poema medieval que inicia com as seguintes palavras: “Stabat Mater dolorosa” (Estava a Mãe, dolorosa) que foi, desde a sua criação e até aos dias de hoje, musicado inúmeras vezes por diversos compositores.

A versão mais famosa e paradigmática é, sem dúvida, a de Giovanni Battista Pergolesi, escrita no início do século XVIII.

O programa é complementado com obras de António Vivaldi e do português António Pereira da Costa.

Recorde-se, a Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II é um projeto único a nível nacional que pretende permitir a fruição da grande música clássica em todo o território do concelho de Sintra.

A entrada para este concerto é gratuita, mas limitada à lotação disponível, num máximo de 2 bilhetes por pessoa. Reserva exclusivamente online via Ticketline