MASMO organiza visita guiada a monumentos megalíticos no concelho

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

A autarquia de Sintra organiza, nos dias 23 e 24 de abril, três visitas guiadas a monumentos megalíticos e sítios do concelho de Sintra, com a participação de equipas do MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

Estas visitas, por ocasião do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e do Dia Europeu da Cultura Megalítica, pretendem promover o conhecimento, a valorização e a preservação dos monumentos e sítios, e ainda proporcionar aos visitantes o contacto com o património arqueológico e cultural presente no concelho.

PROGRAMA

23 de abril | 10h30
Visita guiada ao Monumento Megalítico da Barreira antecedido por uma caminhada que terá início no adro do museu e passará pela aldeia saloia do Funchal, onde serão destacados os sítios arqueológicos do local.
A visita ao Monumento Megalítico da Barreira – único na área metropolitana de Lisboa –, termina nas ruínas da antiga villa romana de São Miguel de Odrinhas proporcionando aos visitantes o contacto com o património arqueológico e cultural presente nas cercanias do museu.

23 abril | 15h00
Visita Guiada à Anta do Carrascal

A Anta do Carrascal, também designada por Anta da Agualva é um monumento megalítico cujos trabalhos de conservação e restauro possibilitaram detetar a configuração original desta sepultura pré-histórica, viabilizando a sua adequada fruição pública deste monumento funerário megalítico, erigido em meados do 4.º Milénio a.C. (período Neolítico).

24 de abril | 10h00
O Roteiro Patrimonial “De Adrenunes ao Monge”
assinala o Dia Europeu da Cultura Megalítica, este itinerário contempla a visita a dois monumentos situados em plena Serra de Sintra:  Adrenunes e o Tholos do Monge, promovendo o conhecimento, a valorização e a preservação dos mesmos.

A participação nas diversas atividades é gratuita, mas requer marcação prévia.

Mais informações e marcações através do telefone, 21 923 86 08 ou email