Sessenta e sete crianças manifestaram hoje sintomas de intoxicação alimentar no Colégio dos Plátanos, na Rinchoa, Freguesia de Rio de Mouro, tendo três necessitado de assistência hospitalar, disse ao SINTRA NOTÍCIAS o comandante dos Bombeiros de Agualva-Cacém.

Recorde-se, numa fase inicial, dava conta de 30 pessoas, entre alunos e professores, que demonstraram sintomas de intoxicação alimentar, número que foi corrigido mais tarde.

Segundo Francisco Rosado, “foram hoje servidas 598 refeições e algo provocou náuseas e mal estar”, sendo um adulto e duas crianças, transportadas para o hospital Amadora-Sintra, para serem assistidas.

“Ao chegar-mos ao local, o diretor do Colégio já tinha ativado o Plano de Emergência, decisão que facilitou a assistência às crianças e foi preciso improvisar uma sala com colchões, onde assistimos as 67 crianças nauseadas”, refere o comandante Francisco Rosado, explicando que “todas as crianças foram avaliadas por uma equipa do VMER e outra equipa pré-Hospitalar dos Bombeiros de Agualva-Cacém e enviadas para casa, na presença dos seus pais e encarregados de educação”.

Apesar do número de pessoas envolvidas, “não se registaram casos graves”, sublinha Francisco Rosado.

Fonte do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, adiantou à agência Lusa, que terá sido “a maionese” adicionada à refeição, que estaria estragada, que provocou as sensações de frio, dores de barriga, vómitos, e mal-estar geral.

Comandante Francisco Rosado, dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém

Nas imediações do Colégio o trânsito foi cortado, para facilitar o acesso dos bombeiros, registando-se algum pânico, sobretudo junto dos familiares das crianças.

O alerta foi dado às 15h17 e pelas 18h30 os Bombeiros deram por terminada a missão.

No local estiveram três ambulâncias dos Bombeiros de Agualva-Cacém, duas de Belas e um veículo de combate a incêndios e 16 operacionais, a VMER do Hospital de São Francisco Xavier (Lisboa), uma equipa do INEM do Hospital de Cascais, Os Serviços de Proteção Civil de Sintra e a PSP de Rio de Mouro.

[Notícia corrigida]

[atualizada, 19h41]

Fotografia: INEM arquivo