Praia Grande, no concelho de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra informou, esta quarta-feira, que as praias do município não vão contar com áreas reservadas ou pagas durante a época balnear de 2022. 

A medida foi possível graças à atribuição de um “apoio financeiro de 90 mil euros” à Associação de Praias do Concelho de Sintra. 

“Esta medida, à semelhança do ano anterior, permite aumentar o espaço disponível nas praias proporcionando a um maior número de utentes o acesso livre às praias sem qualquer tipo de pagamento”, explica a autarquia, em comunicado. 

A atribuição desta verba permite também que os concessionários possam manter o dispositivo de assistência a banhistas, com a presença de nadadores-salvadores, “essenciais para a segurança e proteção dos utentes das praias”.

“Chegámos a acordo com os concessionários para que as nossas praias não tenham nem toldos nem barracas e tenham à mesma a segurança dos nadadores-salvadores. É um gesto muito relevante e de grande solidariedade”, refere o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, na mesma nota.

O presente protocolo regula a relação institucional entre o Município e a Associação de Praias do Concelho de Sintra no âmbito da Época Balnear de 2022, nas diversas praias concessionadas, como: a Praia da Adraga, Praia Grande, Praia das Maçãs, Praia do Magoito e Praia de S. Julião.  

Deverão ser tidas em conta as necessárias medidas de segurança adotadas pelo Governo em 2020, para a permanência no areal na próxima época balnear, isto é, distanciamento para a utilização do areal devido à pandemia, este ano deve ser também “assegurado o afastamento de três metros entre toldos e 1,5 metros entre barracas”. 

[Notícia corrigida]