A ucraniana Yaroslava Mahuchikh dedicou este sábado a medalha de ouro no salto em altura conquistada nos Mundiais de atletismo em pista coberta ao seu país, alvo de invasão pela Rússia.

“Antes de ir para a pista, a minha cabeça estava na Ucrânia, por causa dos terríveis eventos que estão a acontecer lá. Esta medalha é, acima de tudo, para minha nação, para o meu povo e para o seu exército. Estou muito feliz por tê-la conseguido para os representar”, afirmou a jovem saltadora, de 20 anos, em Belgrado.

Mahuchikh arrebatou o título mundial ‘indoor’, com um salto de 2,02 metros, batendo a australiana Eleanor Paterson (2,00) e a cazaque Nadezhda Dubovitskaya (1,98), segunda e terceira classificadas, respetivamente.

O triunfo na Stark Arena, celebrado com a bandeira ucraniana em torno do corpo, perante os aplausos de pé dos espetadores, naquele que, para a vice-campeã do mundo ao ar livre e medalha de bronze olímpica, é muito mais do que um título mundial.

E até as suas rivais prestaram homenagem a Mahuchikh, com, por exemplo, a vice-campeã Patterson a apresentar-se no concurso com as unhas pintadas de azul e amarelo, aas cores da bandeira ucraniana.

Yaroslava Mahuchikh é uma das seis atletas ucranianas presentes em Belgrado, nos campeonatos do mundo, competição da qual foram excluídas as representações da Rússia e da Bielorrússia pela intervenção na invasão da Ucrânia.

Mahuchikh deixou o seu país já durante o conflito iniciado em 24 de fevereiro, enfrentando uma longa e conturbada viagem até à capital sérvia.

Fotografia: Lusa