Teatro

A 30.ª edição da Mostra de Teatro das Escolas de Sintra vai sere assinalada com a realização de uma Jornada de Teatro e Educação, no dia 24 de março, no Centro Cultural Olga Cadaval.

O programa deste dia será composto por três painéis e um workshop, com início marcado para as 10h00 e término às 18h00.

Durante a manhã, os participantes vão poder escutar as memórias e os testemunhos de membros da Mostra de Teatro das Escolas de Sintra e assistir a um painel onde será debatido a importância da formação de professores e educadores na área de teatro. À tarde será refletida “A dimensão comunitária em projetos artísticos em educação formal e não-formal” destes projetos, estabelecendo a ligação entre o espaço escolar e a(s) comunidade(s) envolvente(s).

O encerramento será marcado pela realização de um workshop com Maria Gil, dedicado às práticas artísticas e colaborativas para o desenvolvimento de projetos em contextos formais e não formais. Esta formação será essencialmente prática, com a utilização de jogos e exercícios de teatro e de escrita, para criar pensamento em ação.

O projeto da Mostra de Teatro das Escolas de Sintra resulta duma parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e a companhia de teatro Chão de Oliva, Centro de Difusão Cultural em Sintra. Através da expressão dramática, esta iniciativa pretende desenvolver competências tanto nos alunos, como nos seus educadores.

Além da apresentação dos trabalhos finais de cada grupo participante, o programa aposta na formação dos seus educadores, professores, monitores de ATL e responsáveis pelos grupos de teatro das escolas da rede pública e privada do concelho de Sintra.

A participação neste evento é gratuita, mediante marcação prévia.