“Ainda há algum machismo à solta”

Sandra Grilo

Sandra Grilo, empresária na El Dourado, empresa que fabrica, comercializa e instala todo o tipo de toldos , tendas e coberturas, considera-se uma excelente profissional, “dinâmica e empenhada” e “mãe orgulhosa” de três filhas, em idade escolar. “É importante assinalar o dia da Mulher”, mas também defende que “a mulher tem que ser valorizada todos os dias”.

Pensativa, “os casais hoje já partilham os trabalhos domésticos e já não há aquelas atividades especificas para homens e para mulheres, como cozinhar, lavar a roupa e limpar a casa. Antigamente as mulheres tinham que estar no lar a tratar dos filhos e das refeições.

Uma mulher que trabalhasse fora, já era uma rebeldia”. Não se queixa de discriminação, mas reconhece que “o papel da mulher na sociedade tem que continuar a ser trilhado. Ainda há algum machismo à solta”, e em jeito de brincadeira dá o exemplo na condução.

“Tenho uma carrinha grande, de trabalho, e reconheço que por vezes não é fácil de estacionar. E, deparo-me com alguma frequência com homens parados no passeio, de braços cruzados a ver o que faço! Acham que por ser mulher não tenho capacidade”, desabafa.

Dia Internacional da Mulher em destaque no
Jornal CORREIO DE SINTRA

“Não quero que as mulheres tenham poder sobre os homens, mas sim sobre si mesmas”. Foi assim que Mary Wollstonecraft (1759-1797) assumiu o seu feminismo. Aceitável na época, mas motivo de luta para as mulheres durante mais de dois séculos. Primeiro pelo direito ao voto, depois pela igualdade no trabalho. Finalmente, pelos direitos que lhe libertam o corpo.

Até quando, vai ser preciso um Dia Internacional da Mulher?

Ao SINTRA NOTÍCIAS e Jornal CORREIO DE SINTRA, algumas mulheres de sucesso, partilharam um pouco da sua história.