Programa Cultural para Sintra apresentado no Conselho de Cultura

Edifício Multiusos Cultural de Belas

A primeira reunião do Conselho de Cultura de Sintra e o Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra realizou-se na passada quinta-feira, para a apresentação e discussão do Programa Cultural do Concelho de Sintra para 2022.

A sessão de abertura dos trabalhos ficou marcada pelo voto de solidariedade do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, para com a comunidade ucraniana, “não queremos que se sinta desemparada pela sua autarquia, estaremos solidários e atentos aos acontecimentos”.

O presidente da Câmara de Sintra destacou algumas das medidas que têm sido realizadas pela autarquia relativas à cultura, nomeadamente  a recente adjudicação do Edifício Multiusos de Fitares e as inaugurações do Parque da Reserva Arqueológica de S. Marcos e do Edifício Multiusos Cultural de Belas, referindo que estas “fazem parte de uma estratégia que passa pela descentralização da cultura, não só das atividades culturais, mas também dos estabelecimentos culturais”.

A atribuição dos Prémios de Fotografia Pintura e Escultura e o incentivo às artes performativas no concelho foram também destacados pelo autarca, afirmando que “o apoio à arte e cultura é muito importante, num trabalho conjunto em aproximar e sensibilizar as pessoas para a vertente cultural. É nesse sentido que continuaremos a trabalhar todos juntos”.

Num contexto recente, o edil mencionou três eventos que irão decorrer em breve, a atuação da Orquestra TODOS “que é composta por músicos de várias nacionalidades, que em conjunto formaram uma orquestra única”, o 50º Aniversário da Associação Portuguesa de Deficientes pela Banda Sinfónica da PSP,  e a Orquestra Municipal de Sintra enquanto projeto pioneiro a nível nacional.

O plano cultural de Sintra para o presente ano foi apresentado pela autarquia de Sintra, Fundação CulturSintra e Parques de Sintra – Monte da Lua, com foco numa oferta cultural abrangente e de excelência. Durante a  reunião, foi ainda apresentada a Cátedra Camilo Castelo Branco, criada em parceria entre a Câmara de Sintra e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Recorde-se, a Cátedra tem como missão o estudo, a promoção e a divulgação da Camiliana de Sintra, classificada em 2020 como Bem Cultural de Interesse Público, e propõe para os próximos anos diversas iniciativas, como conferência ou workshops, com o objetivo de aprofundar a arte do escritor Camilo Castelo Branco.

Para o município de Sintra, os principais eixos da cultura para este ano são a valorização dos equipamentos culturais, as estruturas locais e todas as expressões de criação artística e cultural, indo ao encontro de uma oferta cultural diversificada, descentralizada e inclusiva, através de uma forte dinamização dos espaços municipais.

A relação entre a educação e a cultura será também aprofundada, com projetos de caráter pedagógico e/ou social, de forma a desenvolver a aprendizagem dos alunos.

Recorde-se, o Conselho Municipal de Cultura tem como missão promover o diálogo e a cooperação entre a autarquia, os agentes culturais do concelho e personalidades de reconhecido mérito cultural, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das atividades culturais do município de Sintra.